Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10099
Tipo: | Dissertação |
Título: | Cenários de aprendizagem integradora: experiências com as rodas de diálogo |
Autor(es): | Dojas, Júlia Bernardo |
Primeiro Orientador: | Feldmann, Marina Graziela |
Resumo: | Trata-se da análise sob as Rodas de Diálogo serem concebidas enquanto estratégias para uma aprendizagem integradora. A pesquisa traz a experiência com Diálogo e outras atividades lúdicas e artísticas para a formação integral dos alunos da Aldeia do Futuro. As Rodas de Diálogo, enquanto estratégias de aprendizagem integradora, foram observadas sob perspectiva de promoverem conexões, consigo mesmo, com os outros e com o meio. Os participantes da pesquisa são jovens, de faixa etária entre 14 e 20 anos, moradores do bairro de Americanópolis e região. Todo o aporte teórico foi estruturado por estudos sobre a complexidade e os conceitos de aprendizagem integradora. Por sua vez, compromissados com o processo de construção ambientes de aprendizagem harmônicos e saudáveis, onde o espontâneo expressar é reverenciado e a inteligência coletiva é estimulada |
Abstract: | It is about the analysis under the Circles of Dialogue being conceived as strategies for integrator learning. The research brings the experience with Dialogue and other playful and artistic activities for the integral formation of students of Aldeia do Futuro. The Circles of Dialogue, as integrator learning strategies, were observed under the perspective of promoting connections, with oneself, with the others and the environment. The participants of the research are teenagers, between 14 and 20 years, inhabitants of the quarter of Americanópolis and region. The theory was structured by studies on the complexity and the concepts of integrator learning. In turn, agreeing with the process of learning construction surrounding harmonic and healthy, where the spontaneous expression is respected and the collective intelligence is stimulated |
Palavras-chave: | Cenários de aprendizagem Transdisciplinaridade Learning scenarios Transdisciplinary education Aprendizagem Dialogos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Dojas, Júlia Bernardo. Cenários de aprendizagem integradora: experiências com as rodas de diálogo. 2008. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10099 |
Data do documento: | 3-Dez-2008 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Julia Bernardo Dojas.pdf | 9,21 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.