REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10112
Tipo: Tese
Título: Cabri-géomètre na formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental: possibilidades e limites
Autor(es): Purificação, Ivonélia Crescêncio da
Primeiro Orientador: Almeida, Fernando José de
Resumo: A presente investigação se propôs a identificar e analisar a reconstrução de conceitos geométricos (quadriláteros) por professores das séries iniciais do ensino fundamental que, com o uso do software Cabri-Géometre, desenvolviam um processo de reflexão sobre a própria aprendizagem e sobre-para a prática pedagógica. O estudo foi estruturado na seguinte seqüência: uma entrevista semiestruturada; aplicação do teste de van Hiele; entrevista estruturada usando o recurso do Paint Brush; encontros com os pesquisados usando o software Cabri- Géometre; realização de uma atividade pelos professores com seus alunos usando o mesmo software; diálogo com os professores sobre o trabalho realizado com a pesquisadora no laboratório de informática e sobre a prática realizada com seus alunos usando o software Cabri-Géometre. Este estudo embasou-se nos pressupostos teóricos de formação de professores e de reflexão, na tomada de consciência da própria aprendizagem e nos registros de representação semiótica, além de identificar as categorias de análises nos dados coletados. Os resultados evidenciaram que o uso do Cabri-Géometre possibilitou a reconstrução de conceitos geométricos (quadriláteros) em patamares diferenciados para cada um dos professores participantes da pesquisa. Em toda a investigação, os pesquisados apresentaram reflexões sobre-para a prática pedagógica imbricada com a reconstrução dos conceitos. Esse caminho se configurou na interação entre os pesquisados, o software Cabri, o objeto geométrico e a pesquisadora. Constataramse facilitadores e obstaculizadores de ordem instrumental, conceitual e pedagógica que se entrelaçaram em todo o processo de reconstrução de conceitos por meio do uso do Cabri pelos professores em suas ações. Observou-se que o processo de reconstrução de conceitos aliado à reestruturação da prática pedagógica na formação de professores demanda um tempo prolongado e contínuo. Os dados apontaram que, comparativamente aos participantes estreantes, os professores que haviam participado de estudos colaborativos apresentaram diferenças significativas com relação não só à reconstrução de conceitos, ou à reflexão sobre-para a prática pedagógica, mas também ao encaminhamento didático realizado
Abstract: The present investigation aimed to identify and analyze the reconstruction of geometrical concepts (quadrilateral) dane by teachers of the elementary education which, using the Cabri-Géometre software, developed a reflection process about the learning process itself and aboutlfor the pedagogical practice. The study was structured on the following sequence: a semi-planned interview; the application of the van Hiele test; a planned interview using the Paiol Brush resource; gatherings with the individuais under research using the Cabri-Géometre software; fulfillment of an activity dane by the teachers together with their pupils using the same software; discussions with the teachers about the work they carried out with the researcher in the laboratory of informatics, and about the practice they accomplished with their pupils using the Cabri-Géometre software. As a contribution to the work, besides identifying the classes of analysis in the collected data, this study was based on theoretical presumptions of teachers education and of reflection, in the process of becoming conscious about the learning process itself and in the registration of semiotical representation. The results evinced that the use of the Cabri-Géometre allowed the reconstruction of geometrical concepts (quadrilaterals) in different levels for each of the teachers who took part in the research. Throughout the entire research, the individuais submitled to it presented reflections aboutlfor the pedagogical practice imbricated with the reconstruction of the concepts. This path was configured by means of the interaction between those who took part in the research, the Cabri software, the geometrical object and the researcher. Facilitating and difficulting factors of instrumental, conceptual and pedagogical nature were perceived, which interwove throughout the reconstructing process of concepts through the use of theCabri by the teachers in their actions. It was observed that the process of reconstruction of concepts allied with the reorganization of the pedagogical practice towards the formation of teachers requires a prolonged and continued timing. The data showed that, compared with the beginners, the teachers who had already participated in collaborative studies, presented significant differences not only in connection to the reconstruction of concepts, or to the reflection aboutlfor the pedagogical practice, but algo related to the didactic conduction carried out
Palavras-chave: Formação de professores
Reconstrução de conceitos geométricos
Reflexão sobre-para a prática pedagógica
Informática na educação matemática
Cabri-Géometre
Reconstruction of geometrical concepts
Reflection aboutlfor the pedagogical practice
Use of informatics within mathematical education
Professores -- Formacao profissional
Cabri-geometre (Programa de computador)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Purificação, Ivonélia Crescêncio da. Cabri-géomètre na formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental: possibilidades e limites. 2005. 300 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10112
Data do documento: 30-Nov-2005
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ivonelia Crescencio da Purificacao.pdf
  Restricted Access
18,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.