Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10164
Tipo: | Dissertação |
Título: | Gestão escolar e absenteísmo docente: diferentes olhares e diversas práticas - validação de uma experiência na rede municipal de São Paulo |
Título(s) alternativo(s): | School management and teacher absenteeism - different looks and practices: a validation of experience in São Paulo city public schools |
Autor(es): | Delchiaro, Eliana Chiavone |
Primeiro Orientador: | Brito, Regina Lúcia Giffoni Luz de |
Resumo: | O presente trabalho busca examinar o absenteísmo dos professores de Educação Infantil do Município de São Paulo, suas causas, influências e reflexos no cotidiano das escolas de Educação Infantil sob a ótica da gestão escolar. É um estudo que utilizou a abordagem qualitativa com subsídios quantitativos, tendo como meios de investigação o estudo exploratório, a pesquisa documental, bibliográfica, análise e coleta de dados. O trabalho captou os diferentes olhares da comunidade educacional e da sociedade civil a partir de depoimentos e material colhido nos meios de comunicação. Foi realizada uma pesquisa das ausências dos professores de educação infantil da EMEI Professora Ana Maria Poppovic no período de 1999 a 2008. A análise dos dados permitiu apurar índices percentuais de 22,23% de ausências no ano de 2004, como sendo o maior e de 3,65% em 2008, o menor. Entre outras medidas para o enfrentamento do absenteísmo, no âmbito escolar, foi apontado um projeto de gestão que possibilita o protagonismo dos sujeitos envolvidos, bem como a formação continuada |
Abstract: | The purpose of the present work is to examine teacher absenteeism in children education in São Paulo city, its causes, influences and reflexes in primary schools daily activities under the view of school management. The study uses the qualitative approach with quantitative subside. As it is an exploratory study, it involves documental and bibliographic research which is complemented by field work. So, the investigation captures different looks of educational community and society from observations, testimonials, interviews and collected data from means of communication. It consists of a research on teachers absences in EMEI Professora Ana Maria Poppovic from 1999 to 2008. The data analysis showed percent rates of 22.23% of absences in 2004 as the highest ones and 3.65% in 2008 as the lowest ones. So, among other ways to fight teacher absenteeism in schools, the study points out a management project that could favor the protagonism of the involved subjects. In such project, teacher continuing education would be highlighted |
Palavras-chave: | Gestão Educação infantil Formação continuada Absence Management Children education Continuing education Absenteismo (Trabalho) Escolas -- Organizacao e administracao -- Sao Paulo (cidade) Educacao continuada |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Delchiaro, Eliana Chiavone. School management and teacher absenteeism - different looks and practices: a validation of experience in São Paulo city public schools. 2009. 541 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10164 |
Data do documento: | 28-Set-2009 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eliana Chiavone Delchiaro.pdf | 3,25 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.