REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
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dc.creatorNoronha, Lucélia Fagundes Fernandes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4281105A9por
dc.contributor.advisor1Bueno, José Geraldo Silveira-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:32:53Z-
dc.date.available2014-03-20-
dc.date.issued2014-02-14-
dc.identifier.citationNoronha, Lucélia Fagundes Fernandes. Educação de adultos com deficiência intelectual grave: entre a exclusão social e o acesso aos direitos de cidadania. 2014. 138 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10435-
dc.description.resumolevadas a efeito por instituição especializada no atendimento socioeducacional de sujeitos com deficiência intelectual grave, na medida em que se reconhecem os evidentes prejuízos cognitivos desses indivíduos e a necessidade de práticas sociais e educacionais específicas para seu desenvolvimento. Os dados evidenciaram que, embora segregados, eles não podem ser considerados excluídos socialmente. Eles recebem atendimento considerado de padrão elevado de qualidade de vida que procura desenvolver práticas educativas as quais, reconhecendo essas limitações, procuram ampliar as suas autonomias pessoais, propiciando, dessa maneira, o acesso aos direitos humanos e à cidadania. A coleta de dados foi realizada por meio de documentos organizadores da instituição, das propostas, relatórios e avaliações de atividades educacionais e sociais. O tratamento qualitativo dos dados teve como base as contribuições teóricas, no que tange aos direitos de cidadania e educação, de Martuccelli, Cury e Bittar; exclusão e inclusão social, nas perspectivas teóricas de Martins; e, desenvolvimento e aprendizagem, nas concepções de Vigotskipor
dc.description.abstractThis study aims to investigate the social and educational practices brought to effect by a specialized institution providing social-educational services to seriously handicapped individuals, to the extent that apparent cognitive loss is recognized in such individuals and the need for social and educational practices targeting their development. The data have made it apparent that despite segregated they cannot be regarded as socially excluded. They are offered a service regarded as of high-life-quality standard seeking to develop educational practices which, once recognizing these limitations, seek to broaden their personal autonomy, thus allowing their access to human rights and citizenship. Data collecting has been performed through the institution s organizing documents, the proposals, reports, and social and educational activity evaluations. Qualitative treatment to the data was based upon theoretical contributions, regarding citizenship and education rights, by Martuccelli, Cury, and Bittar; social exclusion and inclusion, Martins theoretical perspectives; and development and learning, in Vygotsky s conceptionseng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23218/Lucelia%20Fagundes%20Fernandes%20Noronha.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDeficiência intelectual gravepor
dc.subjectInclusão/exclusão socialpor
dc.subjectInstituição especializadapor
dc.subjectDireitos humanospor
dc.subjectSerious intellectual handicapeng
dc.subjectSocial inclusion / exclusioneng
dc.subjectSpecialized institutioneng
dc.subjectHuman Rightseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.titleEducação de adultos com deficiência intelectual grave: entre a exclusão social e o acesso aos direitos de cidadaniapor
dc.typeTesepor
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