Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10513
Tipo: | Dissertação |
Título: | O Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI) da aldeia Tekoa Pyau (Jaraguá - São Paulo/SP): a cultura Guarani na escola de educação infantil e a atuação dos educadores indígenas |
Autor(es): | Santos, Chirley Maria de Souza Almeida |
Primeiro Orientador: | Giovinazzo Júnior, Carlos Antonio |
Resumo: | O presente trabalho, analisando narrativas e informações coletadas por meio de entrevistas e de observação, examinou o trabalho realizado pelos educadores do CECI-Jaraguá (Centro de Educação e Cultura Indígena escola pertencente à rede de ensino município de São Paulo). As reflexões realizadas com base nos dados teve como referência o fato de que tal centro educacional é um instrumento para o fortalecimento da cultura tradicional Guarani, transformando em conteúdo escolar a sua cosmologia e os costumes decorrentes do modo de vida, além da do conhecimento que os mais velhos da aldeia carregam. A presença da escola na comunidade também se justifica pela necessidade de os indígenas compreenderem o mundo dos juruá (não indígenas). Verificou-se que os processos de preservação de costumes e crenças levado adiante em uma instituição (a escola) que não faz parte da cultura Guarani, visto que a educação das crianças foi historicamente promovida na interação e integração delas nas atividades dos adultos, evidencia a transformação tanto da tradição como da escola, sem que isso signifique a perda da identidade cultural. Por essa razão, o conceito de fronteira de Fredrik Barth foi fundamental na interpretação dos dados |
Abstract: | This current work, analyzing narratives and information collected through the means of interviews and observation, examined the work realized by the professionals of education of the CECI-Jaraguá (center of education and indigenous culture, school belonging to the network of education of the municipality of Sao Paulo, Brazil). The reflections made with base at the data had as reference the fact that such educational center is an instrument to the strengthening of the traditional Guarani culture, transforming in school content their cosmology and customs resulted from the way of life, besides the knowledge that the elderly of the tribe carry on. The presence of the school in the community is also justified by the necessity of the indigenous understand the world of the juruá (non indigenous). It was verified that the processes of preservation of customs and native beliefs taken away in an institution (the school) that does not make part of the Guarani culture, as long as the education of the children was historically promoted in the interaction and integration of them in the activities of the adults, show the transformation such of the tradition as the school, without meaning the loss of the cultural identity. For this reason, the concept of frontier by Fredrik Barth was fundamental to the interpretation of the data |
Palavras-chave: | Educação Indígena Educação Infantil Escolar Indígena Interculturalidade Povo e Cultura Guarani Indigenous Education School of Early Childhood Education interculturalism Guarani People and Culture |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
Citação: | Santos, Chirley Maria de Souza Almeida. O Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI) da aldeia Tekoa Pyau (Jaraguá - São Paulo/SP): a cultura Guarani na escola de educação infantil e a atuação dos educadores indígenas. 2016. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10513 |
Data do documento: | 16-Fev-2016 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Chirley Maria de Souza Almeida Santos.pdf | 2,29 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.