REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em História da Ciência
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dc.creatorGasparri, Gizele Daumichen-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8158675T6por
dc.contributor.advisor1Beltran, Maria Helena Roxo-
dc.date.accessioned2016-04-28T14:16:23Z-
dc.date.available2016-04-08-
dc.date.issued2016-02-18-
dc.identifier.citationGasparri, Gizele Daumichen. Origem da vida: a teoria de A. I. Oparin no ensino de Biologia. 2016. 111 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/13320-
dc.description.resumoNesta dissertação apresentaremos a teoria da origem da vida proposta pelo bioquímico soviético, Alekandr Ivanovich Oparin (1894-1980), aspectos de seu desenvolvimento e algumas influências na organização de suas ideias. Além disso, analisamos como o tema é apresentado em materiais didáticos voltados ao Ensino Médio. Para realizarmos esse estudo estudamos os originais de Oparin, especialmente seu artigo de 1924 Origin of life e os livros publicados em 1938 Origin of life e 1956 Origin of life on the Earth , ambos traduzidos para o inglês sob sua supervisão. Recorremos também a traduções em espanhol e português de seus textos. Oparin fundamentou sua teoria não só no materialismo dialético, mas também, no darwinismo. Com isso, foi capaz de sustentar sua oposição à teoria da geração espontânea. Outro ponto importante discutido nesta dissertação é a análise de material didático utilizado no terceiro ano do Ensino Médio das escolas públicas do estado de São Paulo, a qual revelou que a teoria de Oparin é apresentada de forma superficial, reforçando a visão linear de progresso e continuidade da ciênciapor
dc.description.abstractIn this thesis we discuss the theory of origin of life proposed by the Soviet biochemist, Alekandr Ivanovich Oparin (1894-1980), taking into account aspects of its development and some influences uppon his ideas. In addition, we analyze how this issue is presented in teaching materials aimed at high school. To accomplish this study, we have been studing original Oparin s texts, especially his 1924 article - Origin of life and the books published in 1938 - Origin of life - and 1956 - Origin of life on the Earth both translated into English under his supervision Oparin based his theory not only in dialectical materialism, but also, in Darwinism. Thus, he was able to sustain his opposition to the theory of spontaneous generation. Another point presented in this thesis is an analysis of the teaching materials used in public schools of São Paulo, which has revealed that Oparin's theory is presented in a superficial way, reinforcing the linear view of progress and continuity in Scienceeng
dc.description.sponsorshipSecretaria da Educação do Estado de São Paulo-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29960/Gizele%20Daumichen%20Gasparri.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentHistória da Ciênciapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em História da Ciênciapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória da ciência e ensinopor
dc.subjectOrigem da vidapor
dc.subjectA. I. Oparinpor
dc.subjectHistory of Scienceeng
dc.subjectHistory of science and educationeng
dc.subjectOrigin of lifeeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIASpor
dc.titleOrigem da vida: a teoria de A. I. Oparin no ensino de Biologiapor
dc.typeDissertaçãopor
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