REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14156
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQuartezan, Vagner-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4241098E5por
dc.contributor.advisor1Zanotto, Mara Sophia-
dc.date.accessioned2016-04-28T18:24:18Z-
dc.date.available2010-08-07-
dc.date.issued2010-06-11-
dc.identifier.citationQuartezan, Vagner. Leitura de textos em língua inglesa: construindo uma prática dialógica de leitura. 2010. 89 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/14156-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo desenvolver uma postura crítico-reflexiva do professor, visando à melhoria do ensino-aprendizagem de língua inglesa, especificamente no que diz respeito à leitura. O presente estudo apóia-se nos conceitos da leitura como prática social (Bloome, 1983), na visão sócio-histótico-cultural (Vygotsky 1984/2000), no processo da leitura e as relações entre letramento e leitura (Kleiman, 1995) e na prática do Pensar Alto em Grupo (Zanotto, 1995/1998). A metodologia utilizada para esta pesquisa insere-se na abordagem qualitativa da pesquisa-ação (Kincheloe, 1993) e a geração dos dados (Mason, 1996) ocorreu por meio de audiogravação das vivências do Pensar Alto em Grupo. Para a análise e interpretação dos dados foram usadas as categorias de mediação do professor (Vygotsky, 1984/2000) e de orquestração e revozeamento (O Connor & Michaels, 1996). Os resultados obtidos com base na análise dos dados revelaram que o professor desempenha um papel de mediador e facilitador da atividade de leitura, dando suporte aos alunos para que eles tornem-se mais autônomos. A pesquisa também apontou que os alunos fazem uso de estratégias tanto cognitivas como metacognitivas, que se adaptam ao modo individual de aprenderpor
dc.description.abstractThis thesis aimed at developing the critical-reflective standpoint of the teacher with a view to improving the teaching-learning of English, especially in terms of reading. The investigation presented here is based on the concepts of reading as social practice (Bloome, 1983), on the socio-cultural-historical perspective of teaching-learning (Vygotsky 1984/2000), on theories of reading processes and their relationship with the concept of literacy (Kleiman, 1995), and on the practice of thinking aloud in group (Zanotto, 1995/1998). The methodology employed for this research is embedded in the qualitative approach of action-research (Kincheloe, 1993), and data generation (Mason, 1996) took place by audio-recording the group think-aloud experiences. In order to analyze the data, the categories used were those of mediation by the teacher (Vygotsky, 1984/2000), as well as orchestrating and re-voicing (O Connor & Michaels, 1996). Results obtained from the data analysis reveal that the teacher plays the role of mediator and facilitator in the reading activity, supporting students so that they can become more autonomous. The research has also showed that students make use of both cognitive and metacognitive strategies, which are adapted to the individual learning styleseng
dc.description.sponsorshipSecretaria da Educação do Estado de São Paulo-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29473/Vagner%20%20Quartezan.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLingüísticapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstratégias de leiturapor
dc.subjectLeitura como prática socialpor
dc.subjectReading strategieseng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectReading as social practiceeng
dc.subjectLingua inglesa -- Estudo e ensinopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLetramentopor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.titleLeitura de textos em língua inglesa: construindo uma prática dialógica de leiturapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vagner Quartezan.pdf316,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.