REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14576
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMourão, Selma Regina de Freitas-
dc.contributor.advisor1Ferreira, Luiz Antonio-
dc.date.accessioned2016-04-28T19:34:38Z-
dc.date.available2008-04-03-
dc.date.issued2005-06-06-
dc.identifier.citationMourão, Selma Regina de Freitas. O gênero horóscopo: uma análise dos lugares retóricos e da argumentação. 2005. 118 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/14576-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo o estudo do gênero horóscopo, considerando questões relacionadas à reflexão sobre o trabalho com leitura em sala de aula. Para desenvolver tal proposta, partimos da análise dos conceitos de gênero (Brandão, 2003; Marchuschi, 2002; Ramos, 2004; Bhatia, 1993, 2001), tendo também como base os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS) para o ensino de língua materna e considerando uma perspectiva sócio-interacionista de leitura. Os dados obtidos nesta dissertação são advindos de dois jornais de grande circulação em São Paulo: O Estado de S.Paulo e Folha de S. Paulo. A análise realizada foi feita a partir de pressupostos teóricos sobre retórica principalmente estabelecidos por Perelman e Tyteca (2002) e Reboul (2000), sendo que os resultados encontrados permitiram o melhor entendimento sobre o gênero estudado, bem como sobre caminhos para sua aplicação em sala de aulapor
dc.description.abstractThis work aims at studying the horoscope as a genre, considering concerns related to reflextion about reading in classroom. In order to carry out this proposal, the concepts of genre (Brandão, 2003; Marchuschi, 2002; Ramos, 2004; Bhatia, 1993, 2001) were considered having the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS) and the social-interactionist perspective of reading development. The data were obtained in two newspapers from São Paulo city: Folha de S. Paulo e o Estado de S. Paulo. The analysis carried out took the theoretical basis on rethoric mainly established by Perelman and Tyteca (2002) e Reboul (2000) and its results maded possible to understand the genre studied as well as its application in classroomeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30396/O_Genero_Horoscopo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLíngua Portuguesapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesapor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectgêneropor
dc.subjectlugares retóricospor
dc.subjectleitura em sala de aula (PCN)por
dc.subjecthoroscopeeng
dc.subjectgenreeng
dc.subjectreading in classroomeng
dc.subjectGêneros literáriospor
dc.subjectHoróscopospor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleO gênero horóscopo: uma análise dos lugares retóricos e da argumentaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O_Genero_Horoscopo.pdf
  Restricted Access
13,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.