REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18566
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação do equilíbrio estático e dinâmico em crianças de 1ª série do ensino fundamental com e sem dificuldades escolares
Título(s) alternativo(s): Evaluation of static and dynamic balance in a group of children from the 1st grade of fundamental school with and without academic problems
Autor(es): Barbosa, Katia
El Malt, Samar Mohamad
Primeiro Orientador: Santos, Teresa Maria Momensohn dos
Resumo: Introdução: A posição do corpo, os movimentos dos olhos e a percepção espacial são controlados pelo sistema vestibular, visando à manutenção do equilíbrio corporal. A postura, o equilíbrio e a coordenação motora têm sido admitidos como bases importantes para a aquisição de muitas aprendizagens, incluindo a linguagem falada e a escrita. .Objetivo: Este estudo tem como objetivo investigar o desempenho de escolares de 6 a 8 anos de idade na avaliação comportamental do sistema vestibular e sua relação com a presença de dificuldades escolares. Metodologia: Participaram deste estudo 38 crianças distribuídas em dois grupos: com e sem dificuldade de aprendizagem. Todas as crianças foram submetidos a inspeção do meato acústico externo, triagem audiométrica,triagem timpanométrica, testes de equilíbrio estático e dinâmico, o teste head shake. Pais/responsáveis responderam a um formulário com questões fechadas sobre equilíbrio, audição e aprendizagem. Os professores informaram sobre presença ou ausência de dificuldade para aprender. Resultado: Os resultados mostraram que os percentuais das queixas gerais mais comuns foram: cair , esporte e tontura e que estas apresentaram relação estatisticamente significante entre os dois grupos. Os resultados dos testes vestibulares em relação à dificuldade de aprendizagem não mostraram diferença estatisticamente significante, exceto o teste de Romberg. O encontro de 4 casos (10,55%) com disfunção vestibular e dificuldade de aprendizagem, em nossa casuística composta por trinta e oito crianças, sugere uma possível relação entre as variáveis. Conclusão: Os achados mostraram que queixas de sintomas vestibulares são comuns em crianças, mas dentre as provas comportamentais somente a prova de Romberg apresentou relação estatisticamente significante para alguns sintomas vestibulares. Outra relação significante apareceu entre a queixa dos pais de dificuldade de aprendizagem e de dificuldade para aprender pelos professores
Abstract: Body position, eyes movements and spatial perception are controlled by the vestibular system as it is responsible by the balance body maintenance. Posture, balance and motor coordination has been seen as an important basis for language, writing and learning acquisition. Objective: this study has as objective to investigate the performance of a group of children aged between 6 and 8 years in a behavior evaluation of vestibular system and its relationship to academic difficulties. Method: The sample was composed by 38 children distributed in two groups: A with academic difficulties, and B without academic difficulties. All children were submitted to: otoscopy, audiometric and tympanometric screening, static and dynamic balance tests, and head shake tests. Parents/caregivers answered questions in closed set format about balance, hearing and learning. Teachers informed about children difficult to learn. Results: Data showed that percentage of more common complain were: fall down, sport and dizziness and that those complain were statistically significant when both group were compared. Analysis of vestibular tests showed that just Romberg Test was significant to learning difficulties. There were 4 children with vestibular dysfunction and learning difficulties. It means that 4:38 were highly suspect to have a vestibular disease. Conclusion: Findings shown that vestibular symptom complain are very common in children but just for the Romberg test was found a significant relationship for some of the vestibular complain. Another relationship that has been found was between the learning problems complain by parents/caregivers and learning difficulties by the teachers
Palavras-chave: Vestibular dysfunctions
Balance
Learning difficulties
Alteração vestibular
Equilíbrio
Dificuldade de aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Fonoaudiologia
Citação: Barbosa, Katia; El Malt, Samar Mohamad. Avaliação do equilíbrio estático e dinâmico em crianças de 1ª série do ensino fundamental com e sem dificuldades escolares. 2007. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18566
Data do documento: 5-Dez-2007
Aparece nas coleções:Graduação em Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Katia Barbosa.pdf
  Restricted Access
1,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.