REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18743
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFigueiredo, Rafael Romano-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4480482Z4pt_BR
dc.contributor.advisor1Rubano, Denize Rosana-
dc.date.issued2008-12-18-
dc.identifier.citationFigueiredo, Rafael Romano. A criança e a exploração do espaço da sala de aula: um olhar fenomenológico. 2008. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/18743-
dc.description.resumoNo presente estudo, com base na pesquisa qualitativa e no método fenomenológico, pretendeu-se retratar uma vivência específica de uma criança em uma escola situada na zona oeste de São Paulo. Pesquisou-se como a criança explora o espaço de sua sala de aula, no sentido de verificar o que a liberdade/não liberdade de movimentação e exploração dos espaços propicia em termos de experimentação/aprendizagem. Partindo da idéia de que o espaço registra a maneira de viver a relação pedagógica, buscou-se o significado que emerge para a criança quando esta pode livremente experimentar possibilidades em relação aos diferentes espaços de sua sala de aula. Para isso, a pesquisa foi dividida em dois momentos. Numa primeira etapa realizaramse observações para compor descrições sobre como uma turma de alunos entra em contato com os espaços de sua sala de aula. Numa segunda etapa, através de uma entrevista aberta e também da realização de desenhos por parte de uma criança, pretendeu-se acessar o significado que têm para ela os diferentes espaços desta sua sala de aula. Pôde-se perceber que o espaço significado pela criança está muito relacionado às atividades ali realizadas. Ela se apropria do espaço compreendendo-o como espaço de ação, espaço do aprender e do brincar. O espaço também possui o significado de colaboração representando convívio social - aprender a colaborar em atividades coletivaspt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/36255/Rafael%20Romano%20Figueiredo.pdf.jpg*
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExploração de sala de aulapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectSala de aula -- Utilizacaopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleA criança e a exploração do espaço da sala de aula: um olhar fenomenológicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.audience.educationlevelFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafael Romano Figueiredo.pdf2,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.