REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
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Tipo: Dissertação
Título: As dificuldades de pronúncia de aprendizes Hispano-Americanos do Português Brasileiro
Autor(es): Almeida, Ivaneide Sena de
Primeiro Orientador: Silveira, Regina Célia Pagliuchi da
Resumo: Esta dissertação está situada na área da pronúncia do português brasileiro e tem por tema as dificuldades de pronúncia de aprendizes hispano-americanos do português brasileiro. Tem por objetivo geral contribuir para a melhoria da pronúncia do português brasileiro por aprendizes hispano-americanos. E por objetivos específicos: 1. Diagnosticar as dificuldades de pronúncia de aprendizes hispano-americanos; 2. Buscar algumas perspectivas para melhoria desses aprendizes, utilizando o laboratório de línguas. A pesquisa realizada selecionou cinco informantes, dos quais foram coletadas gravações por meio de diários gravados. As gravações foram transcritas e o diagnóstico das dificuldades foi realizado tendo-se por parâmetro a pronúncia estandardizada do português brasileiro, divulgada pela TV Globo em território nacional e internacional. O diagnóstico das dificuldades de pronúncia indica que os aprendizes hispano-americanos, ao iniciarem no nível intermediário, apresentam dificuldade de pronúncia, resultante da fase de interlíngua, ou seja, eles realizam os sons da língua portuguesa orientados pelas articulações de suas pronúncias nativas. As dificuldades diagnosticadas foram detectadas a partir da central silábica acentuada, em contraste com a central silábica inacentuada, diferenciando-se vogais orais das nasais. As dificuldades articulatórias das consoantes foram detectadas a partir dos nódulos silábicos iniciais e finais. Com a dificuldade diagnosticada, pretende-se apresentar uma proposta de recurso didático para o ensino da pronúncia do português brasileiro, conforme o “globês”, proposto por Silveira (2008), para ser utilizado no laboratório de língua da PUC/SP. Cada exercício desse recurso é acompanhado das descrições articulatórias, seguido de oposições distintivas e oposições não distintivas, mas que caracterizam variantes combinatórias para sequências silábicas nas palavras
Abstract: This dissertation is situated in Brazilian Portuguese Pronunciation area and has as its theme the difficulties of pronunciation of Spanish-American learners of Brazilian Portuguese. Its general objective is to contribute to the improvement of the pronunciation of Brazilian Portuguese by Hispanic American learners. The specific objectives are: To diagnose the difficulties of pronunciation of Hispanic American learners. Find some perspectives for the improvement of these apprentices, using the language laboratory. The research carried out selected five informants for whom recordings of recorded journals were collected. The recordings were transcribed and the diagnosis of the difficulties was performed with the standardized pronunciation of the Brazilian Portuguese, as published by Globo TV in national and international territory. The diagnosis of pronunciation difficulties indicates that Spanish-American learners, when starting at the intermediate level, have difficulty in pronunciation resulting from the interlanguage phase, that is, they perform Portuguese-language sounds guided by the articulations of their native pronunciations. The diagnosed difficulties were detected from the syllabic center accentuated in contrast to the syllabic unaccented syllabus, differentiating oral vowels from the nasal ones. The articular difficulties of the consonants were detected from the initial and final syllable nodes. With the difficulty diagnosed, it is intended to show a didactic resource for the teaching of the pronunciation of Brazilian Portuguese, according to the "globes", proposed by Silveira (2008), to be used in the language laboratory of PUC / SP. Each exercise is accompanied by articulatory descriptions, followed by distinctive oppositions and non-distinctive oppositions, but which characterize combinatorial variants for syllabic sequences in words
Palavras-chave: Língua portuguesa - Pronúncia
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Laboratórios de língua
Portuguese language - Pronunciation
Portuguese language - Study and teaching - Foreign speakers
Language laboratory
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Almeida, Ivaneide Sena de. As dificuldades de pronúncia de aprendizes hispano-americanos do português brasileiro. 2016. 224 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19984
Data do documento: 9-Mar-2017
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