REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
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Tipo: Tese
Título: A vitrine da inclusão e o espetáculo de Nicolau: a ascensão profissional da mulher acadêmica em cargos de gestão em instituições de ensino superior no Brasil
Título(s) alternativo(s): The showcase of inclusion and Nicolau´s performance: the professional rise of academic women in management positions in higher educacion institucions in Brasil
Autor(es): Herrera, Vânia Érica
Primeiro Orientador: Garcia, Carla Cristina
Resumo: Apresentam-se o processo de ascensão e as barreiras que surgem para as mulheres em cargos de gestão em Instituições de Ensino Superior no Brasil. Objetiva analisar as barreiras existentes para as mulheres acadêmicas em cargos gestão em Instituições de Ensino Superior, sob os prismas das metáforas, tanto as desenvolvidas no transcorrer do trabalho, como a Vitrine da Inclusão e do Espetáculo de Nicolau, como as já existentes na literatura como o Teto de Vidro, o Labirinto de Cristal, o Abismo de Vidro e o Chão colante. Após levantamento do gênero dos Reitores, Vice-Reitores e Pró-Reitores em IES públicas e algumas privadas, foram entrevistadas sete mulheres gestoras, sendo duas Reitoras, duas Vice-Reitoras e três Pró-Reitoras em diferentes Regiões do Brasil. Verificou-se que existem múltiplas barreiras para a ascendência e também para a permanência em cargos de gestão, fundamentalmente por serem mulheres e o pensamento, mesmo dentro da academia como na sociedade, ainda ser androcêntrico. Pode-se constatar que assim como ocorre nos demais tipos de organização, existe ainda preconceito no que se refere à mulher em cargos de gestão dentro das instituições de ensino. As barreiras são inúmeras e ainda dificulta o progresso profissional de um grande número de mulheres, que muitas vezes, no meio da trajetória, acabam por desistir do objetivo mesmo, na maioria das vezes, sendo muito mais qualificadas que os homens para a função almejada
Abstract: It is introduced the process of ascension and barriers which arise for women in management positions in Higher Education Institutions in Brazil. It aims to analyze existing barriers for academic women in management positions in Higher Education Institutions, under the views of metaphors, both those developed during the paper, as the Showcase of Inclusion and the Nicholas’ Show, as those already existing in the literature as Glass Ceiling, Crystal Labyrinth, Glass Abyss, and Sticky Floor. After surveying the gender of the Rectors, Vice-Rectors and Pro-Rectors in public and some private HEIs, seven women managers were interviewed, being two Rectors, two Vice-Rectors and three Pro-Rectors in different regions of Brazil. It was verified that there are multiple barriers to ascendancy and also to stay in management positions, mainly because they are women and the thought, even within academia as in society, is still androcentric. It can be determined that as it occurs in other types of organization, there is still prejudice regarding women in management positions in educational institutions. The barriers are numerous and still impair the professional progress of a large number of women, who often, in the middle of the career, end up giving up the goal even, most of the time, being much more qualified than men for the desired function
Palavras-chave: Mulheres na educação
Barreiras de gênero
Vitrine da inclusão
Ensino superior - Administração
Women in education
Gender barriers
Showcase of inclusion
Education, Higher - Administration
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Herrera, Vânia Érica. A vitrine da inclusão e o espetáculo de Nicolau: a ascensão profissional da mulher acadêmica em cargos de gestão em instituições de ensino superior no Brasil. 2019. 186 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22669
Data do documento: 18-Set-2019
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