REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
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dc.creatorMiranda, Tamara Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4368176P7por
dc.contributor.advisor1Junqueira, Carmen Sylvia de Alvarenga-
dc.date.accessioned2020-02-17T11:39:07Z-
dc.date.issued2020-02-03-
dc.identifier.citationMiranda, Tamara Aparecida. Os Yanomamɨ do Rio Marauiá: trajetória e contato. 2020. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/22950-
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado teve por objetivo geral analisar a experiência do contato interétnico com os Yanomamɨ. Esta pesquisa possui três capítulos: “Os Yanomamɨ, um singular plural”; “Dos internatos à escola diferenciada”; e “O contato interétnico”. No primeiro conto parte de uma história sobre os Yanomami: seu movimento de expansão territorial e demográfica, características culturais, a violência da intensificação do contato a partir da década de 1970. No segundo capítulo, apresento os diversos agentes de contato com os quais os Yanomamɨ se relacionam dentro e fora da Terra Indígena, sobretudo aqueles que fazem parte dos processos ligados à escolarização e contrasto a ideologia das escolas salesianas e da escola diferenciada. No terceiro capítulo, localizo a trajetória deste grupo nos três períodos de contato apresentados por Abert: contatos indiretos, contatos intermitentes e contatos permanentes. A metodologia utilizada é de perfil qualitativo voltada para revisão bibliográfica e etnografiapor
dc.description.abstractThis dissertation aimed to analyze the experience of interethnic contact with the Yanomamɨ. This research has three chapters: “Yanomamɨ, a plural singular”; “From boarding schools to differentiated schools”; and “Interethnic Contact”. In the first chapter, I tell part of a story about the Yanomami: their movement of territorial and demographic expansion, cultural characteristics and the violence of intensified contact from the 1970s. In the second chapter, I present the various contact agents with whom Yanomamɨ relate inside and outside the Indigenous Land, especially those that are part of the processes linked to schooling and I contradict the ideology of the Salesian schools and the differentiated school. In the third chapter, I locate the trajectory of this group in three contact periods: indirect contacts, intermittent contacts, and permanent contacts. The methodology used is based on a qualitative profile focused on literature review and ethnographyeng
dc.description.sponsorshipFundação São Paulo - FUNDASPpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/51441/Tamara%20Aparecida%20Miranda.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectÍndios Yanomamipor
dc.subjectÍndios - Educaçãopor
dc.subjectAculturaçãopor
dc.subjectYanomamo Indianseng
dc.subjectIndians - Educationeng
dc.subjectAcculturationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleOs Yanomamɨ do Rio Marauiá: trajetória e contatopor
dc.typeDissertaçãopor
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