REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Direito
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Tipo: Tese
Título: Caminhos para uma reflexão acerca da possibilidade de uma nova proposta metodológica no ensino jurídico de massa frente as atuais exigências do mercado de trabalho
Título(s) alternativo(s): Paths for reflection on the possibility of a new methodological proposal in mass legal education in view of the current demands of the labor market
Autor(es): Chichera, Maria Angélica
Primeiro Orientador: Roque, Nathaly Campitelli
Resumo: O propósito desta tese é enfrentar a seguinte problemática: “Caminhos para uma reflexão acerca da possibilidade de uma nova proposta metodológica no ensino jurídico de massa frente as atuais exigências do mercado de trabalho”. Tendo como foco, particularmente, jovens provenientes das classes economicamente mais desfavorecidas, que estão matriculados em Instituições de Ensino Particulares cujo o curso de Direito desempenha um padrão de ensino massificado. Ao problema de tese formulado, levanta-se a hipótese – ao final confirmada – de que o professor tem um papel fundamental em minimizar os reflexos da massificação e humanizar essa relação entre o aluno e a instituição, a fim de assegurar a este aluno competências, habilidades e atitudes exigidas pelo mercado de trabalho, a fim de que o mesmo possa disputar uma vaga no mercado, uma vez que se encontra apto a enfrentar os desafios exigidos. O cerne do problema aqui vislumbrado será o de verificar o seguinte: verificada a insuficiência do ensino jurídico massificado, no tocante a sua aplicação e formação do profissional, as questões que se indagam são: Qual é a função das Instituições de Ensino e dos educadores em um mundo tecnológico, veloz e globalizado? O curso forma profissionais com capacidade reflexiva? E se volta a abastecer o mercado de trabalho? Até que ponto os cursos de direito preparam suficientemente seus profissionais para o exercício competente das mais diversas atividades jurídicas? Quais seriam os caminhos a serem adotados para uma educação comprometida com a qualidade de formar cidadão apto ao mercado de trabalho? Para tanto, toma-se como objeto de pesquisa, considerando a importância histórica do ensino jurídico no Brasil, abordagem conceitual a respeito dos diversos recursos de ensino utilizados nas salas de aula e da inclusão das novas tecnologias, como mais uma ferramenta a ser implementada no processo ensino aprendizagem jurídico. Demonstrar-se-á e analisar-se-á, o impacto que as novas tecnologias têm revolucionado as atividades jurídicas e de como elas estão modificando o modo de pensar e agir dos profissionais do Direito. Como marco teórico se estabelece que a democratização da educação tem como finalidade tornar o ensino superior jurídico acessível a todos, especialmente para os jovens das classes menos favorecidas, a qual representa um fator concreto de ascensão social por meio da profissão, ocasião em que dignidade e cidadania se efetivam na permanente busca de uma vida digna. Para alcançar o objetivo proposto, necessário se faz buscar uma nova proposta metodológica para o ensino jurídico de massa, a fim de possibilitar a inserção no mercado de trabalho dos alunos recém-formados, diminuindo, deste modo, os reflexos que são inerentes a toda e qualquer perversa massificação humana. No tocante às questões metodológicas, ressaltam-se o uso do método dedutivo, hipotético-dedutivo e dialético. No campo procedimental utilizou- se de pesquisa bibliográfica e doutrinária, legislativa e documental
Abstract: The purpose of this thesis is to face the following problem: “Paths for reflection on the possibility of a new methodological proposal in mass legal education in view of the current demands of the labor market”. Focusing, in particular, young people from the most economically disadvantaged classes, who are enrolled in Private Education Institutions whose law course plays a massified teaching pattern. To the problem of formulated thesis, the hypothesis - at the end confirmed - that the teacher has a fundamental role in minimizing the reflexes of massification and humanizing this relationship between the student and the institution, in order to ensure this student skills, skills and attitudes required by the labor market, so that it can compete for a place in the market, since it is able to face the required challenges. The core of the problem envisaged here will be to verify the following: after the crisis of mass legal education has been verified, with regard to its application and professional training, the questions that are asked are: What is the role of educational institutions and educators in a technological, fast and globalized world? Does the course train professionals with reflective capacity? What if it supplies the labor market again? To what extent do law courses sufficiently prepare their professionals for the competent exercise of the most diverse legal activities? What are the paths to be adopted for an education committed to quality as a citizen fit for the job market? To this end, it is taken as an object of research, considering the historical importance of legal education in Brazil, conceptual approach regarding the various teaching resources used in classrooms and the inclusion of new technologies, as another tool to be implemented in legal learning teaching process. The impact that new technologies have revolutionized legal activities and how they are changing the way professionals think and act will be demonstrated and analyzed. As a theoretical framework, it is established that the democratization of education aims to make legal higher education accessible to all, especially for young people from the least favored classes, which represents a concrete factor of social ascension through the profession, a time when dignity and citizenship take effect in the permanent search for a dignified life. In order to achieve the proposed objective, it is necessary to seek a new methodological proposal for mass legal education, in order to make it possible for newly graduated students to enter the labor market, thus reducing the reflexes that are inherent to all and any perverse human massification. With regard to questions of methodological bias, the use of the historical aspect, the deductive, hypothetical-deductive and dialectical method, is highlighted. In the procedural field, bibliographic and doctrinal, legislative and documentary research was used
Palavras-chave: Ensino superior
Direito - Estudo e ensino
Inteligência artificial
Mercado de trabalho
College teaching
Law - Study and teaching
Artificial intelligence
Labor market
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito
Citação: Chichera, Maria Angélica. Caminhos para uma reflexão acerca da possibilidade de uma nova proposta metodológica no ensino jurídico de massa frente as atuais exigências do mercado de trabalho. 2021. Tese (Doutorado em  Direito) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24588
Data do documento: 17-Ago-2021
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