REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais: Programa San Tiago Dantas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26050
Tipo: Tese
Título: Universidades federais de missão institucional internacional e seu papel para a política externa brasileira
Autor(es): Almeida, Felipe Cordeiro de
Primeiro Orientador: Mello, Flavia de Campos
Resumo: A tese tem como objetivo apresentar o papel das universidades de missão institucional internacional na política externa brasileira da década de 2010. A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e a Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) foram criadas como instituições educacionais destinadas a cumprir missões institucionais internacionais em linha com a política externa do segundo governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando foram idealizadas. Sendo assim, as instituições vieram a compor o amplo conjunto de políticas nacionais voltadas para a internacionalização do ensino superior desenvolvidas na década de 2010, assim como outras iniciativas como o Programa Ciência sem Fronteiras e o Programa Institucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. Dentre esse conjunto de iniciativas de internacionalização as universidades destacaram-se por terem sua criação e desenvolvimento fundados em interesses que transbordam as noções de desenvolvimento educacional, científico, cultural e econômico, com as pelas quais a grande maioria das demais políticas nacionais de internacionalização podem ser explicadas. UNILA e UNILAB também são parte da cooperação brasileira internacional para o desenvolvimento, possuindo um relevante papel na inserção brasileira na cooperação internacional sul-sul a exemplo de iniciativas tradicionais como o Programa Estudante-convênio Graduação. Sendo assim, as missões institucionais das universidades voltadas à integração brasileira com regiões prioritárias para a política externa no contexto histórico de sua criação fundamentaram o desenvolvimento das mesmas durante a década seguinte. Esse desenvolvimento pode ser caracterizado por movimentos de aproximação e distanciamento da política externa ao longo da década de 2010, ao passo que a política se alterava e UNILA e UNILAB amadureciam como instituições na direção de sua autonomia constitucional plena. É a essa contribuição peculiar que extrapola os limites das tradicionais ferramentas de internacionalização e de cooperação para o desenvolvimento que a presente tese dedica-se. A pesquisa tem como base vasta produção bibliográfica nos campos de internacionalização educacional, cooperação internacional e política externa, e, como fontes primárias, documentos oficiais das universidades, ministérios, agências federais e entrevistas realizadas com técnicos e gestores da UNILA
Abstract: The thesis aims to present the role of universities with international institutional missions in Brazilian foreign policy in the 2010s. The Federal University of Latin American Integration (UNILA) and the Federal University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony (UNILAB) were created as educational institutions intended to fulfill international institutional missions in line with the foreign policy of the second government of President Luiz Inácio Lula da Silva, when they were idealized. Thus, the institutions came to compose the broad set of national policies aimed at the internationalization of higher education developed in the 2010s, as well as other initiatives such as the Science without Borders Program and the Institutional Program for Internationalization of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel. Among this set of internationalization initiatives, universities stand out for having their creation and development founded on interests that overflow the notions of educational, scientific, cultural and economic development, with which the vast majority of other national internationalization policies can be explained. UNILA and UNILAB are also part of the Brazilian international cooperation for development, having a relevant role in the Brazilian insertion in the South-South international cooperation, following the example of traditional initiatives such as the Programa Estudanteconvênio Graduação. Thus, the institutional missions of universities aimed at Brazilian integration with regions prioritized by foreign policy in the historical context of their creation were the basis for their development during the following decade. This development can be characterized by movements towards and away from foreign policy throughout the decade, as the policy changed and UNILA and UNILAB matured as institutions towards their full constitutional autonomy. It is to this peculiar contribution that goes beyond the limits of traditional internationalization and development cooperation tools that this thesis is dedicated. The research is based on a vast bibliographic production in the fields of educational internationalization, international cooperation and foreign policy, and, as primary sources, official documents from universities, ministries, federal agencies and interviews conducted with UNILA technicians and managers
Palavras-chave: Cooperação internacional
Internacionalização da educação superior
Política externa brasileira
International cooperation
Higher education internationalization
Brazilian foreign policy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONAL::RELACOES INTERNACIONAIS, BILATERAIS E MULTILATERAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Relações Internacionais: Programa San Tiago Dantas
Citação: Almeida, Felipe Cordeiro de. Universidades federais de missão institucional internacional e seu papel para a política externa brasileira. 2022. Tese (Doutorado em Relações Internacionais: Programa San Tiago Dantas) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Relações Internacionais: Programa San Tiago Dantas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26050
Data do documento: 25-Mar-2022
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