REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26125
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorIvala, Adelino Zacarias-
dc.contributor.advisor1Casali, Alipio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7969272872511400pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-30T17:53:08Z-
dc.date.available2022-05-30T17:53:08Z-
dc.date.issued2002-06-12-
dc.identifier.citationIvala, Adelino Zacarias. O ensino de História e as relações entre os poderes autóctone e moderno em Moçambique, 1975-2000. 2002. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26125-
dc.description.resumoO presente estudo versa sobre o ensino da História Pátria em Moçambique e visa apreender a representação, veiculada por esse ensino, sobre as relações entre o Estado e as instituições socioculturais autóctones. Para o efeito, a pesquisa busca as representações dos professores sobre o ensino da História Pátria preconizada nos programas escolares e do discurso político oficial sobre as tradições socioculturais autóctones, porquanto é esse discurso que funda e justifica todas as políticas públicas do país. A pesquisa, de natureza qualitativa, apoia-se, em parte, na Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1978). A colecta de dados na pesquisa de campo envolveu professores da 4ª e 5ª classes da cidade de Nampula, através de um questionário aberto; a pesquisa documental e bibliográfica centrou-se nos discursos políticos, provisões legais, programas educacionais e estudos sobre os assuntos tratados. Os dados da pesquisa, submetidos à análise de conteúdo, segundo Bardin (1995), revelam que, por um lado, os programas de ensino da História foram orientados para o projecto da construção da unidade nacional conotada como adversa às tradições socioculturais autóctones e que, por outro, embora nas classes iniciais os programas insinuem uma pedagogia que articula o ensino e a pesquisa, os professores ensinam segundo uma concepção reprodutivista do conhecimento da História. Visando a valorização da história local e a promoção da didáctica renovada no ensino da História, o trabalho inclui reflexões sobre métodos de pesquisa da História e de ensino adequados para uma sociedade fundada por culturas baseadas na oralidadept_BR
dc.description.abstractThis study investigates the teaching of Homeland History in Mozambique. It aims to apprehend the representation fostered by this teaching within the framework of the relationship between State and Autochthonous Sociocultural Institutions. Thus, the research results from teacher’s representations on the Teaching of Homeland History accommodated on the School Curriculum and official political discourses on Autochthonous Sociocultural Traditions. It is these discourses which foster and foreground every public policy in the country. This research is qualitative in orientation and is based on Moscovici's (1978) Theory of Social Representations. The data collection involved grades 4 and 5 teachers in Nampula City through an open questionnaire; the documentary and bibliographical research centred on political discourses, legal provisions, Educational Syllabi and studies on focused issues. The research data submitted to the content analysis according to Bardin (1995) show, on the one hand, that the syllabi of History teaching were designed for a project of the national unity construction connotated as adverse to Autochthonous Sociocultural Traditions. On the other hand, although the beginning grades of History Sillabi encourage a pedagogy which articulates the relationship between teaching and research, teachers teach based on a conceptual reproduction of historical knowledge. Aiming at the local History appraisal and the promotion of contemporary approaches to History teaching, this paper includes reflections on History research and appropriate teaching methods for a society founded on oral- based culturesen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectMoçambiquept_BR
dc.subjectPoder autoctonept_BR
dc.subjectEnsino de História Pátriapt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectMozambiqueen_US
dc.subjectAutochthonous poweren_US
dc.subjectTeaching Homeland Historyen_US
dc.subjectOral historyen_US
dc.subjectCurriculumen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.titleO ensino de História e as relações entre os poderes autóctone e moderno em Moçambique, 1975-2000pt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adelino Zacarias Ivala.pdf
  Restricted Access
17,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.