REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes, Samantha Caroline Romanos Makiyama-
dc.contributor.advisor1Freire, Regina Maria Ayres de Camargo-
dc.date.accessioned2022-10-11T11:44:01Z-
dc.date.available2022-10-11T11:44:01Z-
dc.date.issued2019-11-29-
dc.identifier.citationLopes, Samantha Caroline Romanos Makiyama. Síndrome de Down: o apagamento do sujeito. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28662-
dc.description.resumoIntrodução A Síndrome de Down é uma condição genética, reconhecida há mais de um século por John Langdon Down, que constitui uma das causas mais frequentes de deficiência mental (DM), compreendendo cerca de 18% do total de deficientes mentais em clínicas especializadas. Objetivo levantar a literatura sobre a Síndrome de Down, identificando os tipos de estudos realizados e sua pertinência para o campo fonoaudiológico, analisar os achados, classificar de acordo com os temas priorizados e propor diretrizes para o atendimento fonoaudiológico. Material e Método A metodologia empregada foi a revisão integrativa de literatura, de natureza qualitativa, dividida em duas partes: a primeira consistiu em buscar, nos últimos 42 anos, teses e dissertações que respondessem as perguntas que norteiam esse trabalho na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A segunda, elaborar um conjunto de diretrizes para o atendimento da criança com Síndrome de Down. Resultados As buscas realizadas mostraram 541 títulos, dos quais 10 foram excluídos por serem repetidos, 04 por serem estudos de revisão e 163 por não terem a Síndrome de Down como tema. Restaram 364 teses e dissertações que foram, a seguir, organizadas em uma planilha excel, por área: 150 da área da saúde; 91 da psicologia; 89 da educação; 17 em fonoaudiologia; 13 em informática; 4 em linguística. Dos 17 títulos achados na fonoaudiologia 02 foram excluídos por serem da área da voz e 01 por ser da área da audição. Restaram 14 títulos da área da linguagem: 01 com foco na relação família e desenvolvimento da linguagem; 01 sobre o atendimento em grupo; 01 sobre comunicação suplementar alternativa; 02 com foco na leitura e escrita; 02 sobre multimodalismo; 06 sobre análise de estruturas linguísticas e 01 sobre a singularidade do sujeito. Conclusões As pesquisas abrangem áreas e temas bastante diversos. No entanto, com exceção de uma dissertação que foi tomada como espinha dorsal para a análise dos títulos encontrados, todas tendem a confirmar a criança com Síndrome de Down por sua defasagem em comparação com a criança típica. Dessa forma. O sujeito é excluído e sua diferença não é tomada como ponto de partida para uma intervenção eficazpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Fonoaudiologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectAtendimento fonoaudiológicopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.titleSíndrome de Down: o apagamento do sujeitopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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