REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Marisa Azevedo-
dc.creatorFerraz, Thaís Santana-
dc.contributor.advisor1Palladino, Ruth Ramalho Ruivo-
dc.date.accessioned2022-10-18T17:42:25Z-
dc.date.available2022-10-18T17:42:25Z-
dc.date.issued2008-12-22-
dc.identifier.citationSoares, Marisa Azevedo; Ferraz, Thaís Santana. Relações entre problemas de linguagem oral, mastigação e deglutição em casos de crianças pequenas: algumas considerações. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28949-
dc.description.resumoIntrodução: A co-ocorrência entre problemas de linguagem e de alimentação em crianças constitui uma relação que ganha um caráter sistemático que, em sua vez, vem indicar uma implicação entre as funções de falar e de comer, que no caso da constituição humana, se transformam em gestos simbólicos. Tal transformação é efeito da interseção, fundante, entre uma herança biológica e uma outra, simbólica, ambas na base da constituição do homem. A partir desta idéia da intersecção fundante, alguns autores propuseram o conceito de “oralidade” no interior do qual a sistematicidade na co-ocorrência de problemas de alimentação e de linguagem pode ser compreendida. Desde esse conceito, a boca é um espaço de criação de sentidos e, portanto, seus distúrbios irão ecoar em rede. Objetivo: verificar a sistematicidade na co-ocorrência especificamente entre problemas de linguagem oral e problemas de mastigação e deglutição em casos de crianças pequenas. Método: Casuística: constituiu-se de 10 pacientes, em atendimento fonoaudiológico, sendo 8 meninos e 2 meninas, com idade entre 2 e 6 anos, todos incluídos no atendimento por queixa de problemas de linguagem. Procedimento: a) levantamento dos problemas de linguagem de cada criança pelas indicações dos seus relatórios de avaliação de linguagem e de motricidade oral pela aplicação de um protocolo de avaliação de M.O.; b) análise do material estabelecida pela relação de sistematicidade entre os problemas de linguagem e problemas de mastigação e deglutição. Resultados: todas as crianças com problemas de linguagem apresentaram problemas de mastigação e de deglutição. Conclusão: há uma co-ocorrência constante entre problemas de linguagem e problemas de mastigação e deglutição, sendo que a sistematicidade desse achado impõe que de se atualize os procedimentos diagnósticos e terapêuticos fonoaudiologicos no trato dos problemas de linguagempt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Fonoaudiologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeglutiçãopt_BR
dc.subjectMastigaçãopt_BR
dc.subjectFalapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.titleRelações entre problemas de linguagem oral, mastigação e deglutição em casos de crianças pequenas: algumas consideraçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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