REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A inserção do acompanhante terapêutico no contexto da terapia comportamental
Autor(es): Ribela, Andrea de Carvalho Pinto
Primeiro Orientador: Rubano, Denize Rosana
Resumo: Na década de 1960, como forma de viabilizar a “desospitalização” e um trabalho de reinserção social daqueles que haviam sido “retirados” para serem “tratados”, fez-se necessário o treinamento de agentes de saúde mental que passaram a ser chamados de auxiliares psiquiátricos, atendentes terapêuticos e, posteriormente, amigos qualificados e acompanhantes terapêuticos. Hoje o chamado acompanhante terapêutico (AT) parece ser, então, aquele cujo atendimento geralmente é destinado a pacientes psiquiátricos, função exercida por auxiliares (estudantes e recém formados); trabalha no ambiente cotidiano do paciente, recebendo acompanhamento constante e supervisionado do trabalho realizado. No caso da Análise Aplicada do Comportamento, uma intervenção coerente com seus objetivos indica que o atendimento em consultório, única e exclusivamente, não se faz suficiente para contemplar toda e qualquer demanda por atendimento psicológico. Considerando a relevância desse tipo de atendimento, o presente trabalho teve como objetivo fazer um levantamento bibliográfico nas principais fontes de divulgação de trabalhos em Análise do Comportamento no Brasil a fim de caracterizar e discutir o trabalho do Acompanhante Terapêutico.Foram consultadas as seguintes fontes de informação: a coleção Sobre Comportamento e Cognição, a Revista Brasileira de Análise do Comportamento e a Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. A busca nestas fontes de informações se deu por meio de palavras-chave. As oito categorias criadas para a análise do que vem sendo produzido na literatura sobre o assunto foram critério para, após a leitura na íntegra dos 26 artigos localizados, excluir aqueles não dissessem respeito diretamente ao tema. Onze artigos foram analisados no presente trabalho. Os resultados obtidos apontaram para a pouca publicação sobre o tema, sendo que os artigos até agora publicados fazem muitas referências uns aos outros. A análise dos dados suscitou questões relevantes acerca do papel e da formação do AT: Seria um estudante, ainda sem tanta habilidade, o mais indicado para um trabalho em ambiente natural? Como poderia esse estudante trabalhar em um ambiente com tanta incontrolabilidade sempre subordinado às ordens do supervisor? Não seria a principal exigência para a realização desse tipo de trabalho habilidade para realizar uma boa análise de contingências
Palavras-chave: Ambiente natural
Acompanhamento terapêutico
Atendimento extra consultório
Comportamento governado por regras/Prática clínica
Comportamento verbal/Prática clínica
Generalização
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Ribela, Andrea de Carvalho Pinto. A inserção do acompanhante terapêutico no contexto da terapia comportamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29036
Data do documento: 1-Dez-2009
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