REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30979
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMontassier, Rafael Augusto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6667159920081017pt_BR
dc.contributor.advisor1Leão, Lucia Isaltina Clemente-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5713834069018261pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-03T14:56:17Z-
dc.date.available2023-02-03T14:56:17Z-
dc.date.issued2022-11-23-
dc.identifier.citationMontassier, Rafael Augusto. O corpo em combate na animação Dragon Ball: um estudo sobre processos de criação e imaginário. 2022. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30979-
dc.description.resumoEsta tese é um estudo comunicacional sobre a maneira como o corpo em combate é traduzido nas animações japonesas, em específico na série Dragon Ball (1986). O fenômeno de estudo narra as aventuras de Son Goku em sua trajetória para se tornar o maior lutador do universo. Primeiramente, foram analisados os documentos de processo, com base nas abordagens de Leão e Salles. O segundo capítulo, propõe aplicar o método de Gilbert Durand em busca de imagens contidas na obra Jornada ao Oeste que se refletem em Dragon Ball. A análise dos documentos de processo e a cartografia do imaginário, são métodos vinculados à linha de pesquisa de processos de criação na comunicação e na cultura do programa de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica. Ao final dessa etapa, foram identificados conceitos de origem budista, taoista e confucionista presentes na obra Jornada ao Oeste e que foram traduzidas na série Dragon Ball, com destaque para o conceito de ki. Partindo das interpretações de Yasuo e Tokitsu foi possível entender a perspectiva do ki, como uma sensação de fluxo de variações que pode ser detectado pelo corpo. Os capítulos 3 e 4 têm como foco a análise da forma como os corpos dos personagens são ilustrados e o tipo de relação entre forma e conteúdo que Dragon Ball estabelece através dessas imagens com abordagens narrativas específicas. Aqui foi possível notar um aumento no detalhamento dos corpos ilustrados dos personagens ao longo da série e conforme as passagens humorísticas da história foram sendo reduzidas. Essa análise fez uso da ferramenta conceitual da Gestalt e do autor Kuriyama. As implicações detectadas aqui foram o fato de que o maior detalhamento das figuras faz uso de certas abordagens que evidenciam a distância daqueles corpos ilustrados para com o cenário em que eles se encontram. Por fim, os capítulos 5 e 6 analisam as implicações de como o processo de tradução do ki, ocorre em Dragon Ball, quando os corpos ilustrados dos personagens são colocados em movimento. Para essa etapa foram utilizados os autores Tarkovski, LaMarre e Okano. Os episódios produzidos através de métodos analógicos, como desenhos em acetatos, apresentavam uma maior limitação de quadros. Por sua vez, as produções realizadas com auxílio de ferramentas digitais, permitiram uma maior quantidade de quadros. As cenas em que o corpo do protagonista era ilustrado de modo mais simples, durante o contexto digital, se mostrou como o mais propício para a tradução do conceito de ki, principalmente durante os movimentos de esquiva. Os resultados obtidos mostram que essas sequências permitiam que o corpo do personagem se aproximasse do cenário, evocando uma ausência de separação para com o espaço em que ele se encontrapt_BR
dc.description.abstractThe current thesis is a communicational study on how the body in combat is translated in Japanese animations, specifically in the Dragon Ball series (1986). The series chronicles Son Goku's adventures on his path to becoming the greatest fighter in the universe. Sketches and interviews were analyzed at first, based on Leão and Salles' approaches. The second chapter proposes to apply Gilbert Durand's method in search of images contained in the novel Journey to the West that are reflected in Dragon Ball. The analysis of the author’s drafts and interviews alongside the cartography of the imaginary, are methods linked to the line of research on creative processes in communication and culture contained in the Communication and Semiotics program at the Pontifical Catholic University. At the end of this stage, some concepts from Buddhism, Taoism and Confucianism were identified in the work Journey to the West and were later translated into the Dragon Ball series by the original authors. One of those elements was the concept of ki. Starting from the interpretations of Yasuo and Tokitsu, it was possible to understand the perspective of ki, as a “sensation of the flow of variations” that can be detected by the body. Chapters 3 and 4 focus on the analysis of the way the characters' bodies are illustrated and the type of relationship between form and content that Dragon Ball establishes from these images with specific narrative approaches. Through the usage of Gestalt alongside the author Kuriyama, the model sheets of the characters were analyzed and an increase in the amount of detail of the illustrated bodies was detected throughout the series. At the same time, the humorous passages of the story were reduced. The greater detail of the figures makes use of certain approaches that show the distance of those illustrated bodies from the scenario around them. Chapters 5 and 6, by using the authors Tarkovski, LaMarre and Okano, analyzes the implications of how the ki translation process occurs in Dragon Ball, when the character’s illustrated bodies are set in motion. Episodes produced using analog methods, such as painting on celluloid, had a greater limitation of frames. In turn, the productions carried out with the aid of digital tools allowed for a greater number of frames. Thus, the scenes in which the protagonist's body was illustrated in a simpler way, during the digital context, proved to be the most favorable for the translation of the concept of ki, especially during the dodging movements. The results of the research show that this is mainly due the fact that such sequences allowed the character's body to approach the scenario, evoking an absence of separation from the space in which he finds himselfen_US
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semióticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcessos de criaçãopt_BR
dc.subjectAnimaçãopt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectDragon Ballpt_BR
dc.subjectCreative processesen_US
dc.subjectAnimationen_US
dc.subjectImaginaryen_US
dc.subjectDragon Ballen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleO corpo em combate na animação Dragon Ball: um estudo sobre processos de criação e imagináriopt_BR
dc.title.alternativeThe body in combat in the Dragon Ball animation series: a study on creative processes and imaginaryen_US
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafael Augusto Montassier.pdf24,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.