REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32360
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDileo, Laura Moreira
dc.contributor.advisor1Ferreira, Leslie Piccolotto
dc.date.accessioned2023-05-31T15:40:15Z-
dc.date.available2023-05-31T15:40:15Z-
dc.date.issued2022-11-21
dc.identifier.citationDileo, Laura Moreira. Youtubers do meio automotivo: autoavaliação da comunicação. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32360-
dc.description.resumoIntrodução: o YouTube é uma plataforma on-line que possibilita a publicação e o compartilhamento de vídeos em formato digital, de forma gratuita que pode apresentar diferentes temáticas e ser acessada por diversas pessoas. Essas características possibilitam a comunicação entre pessoas interessadas num mesmo assunto. Objetivo: analisar a autoavaliação da competência comunicativa de YouTubers do meio automotivo. Método: estudo observacional, transversal, exploratório e quantitativo realizado por meio de análise de dados coletados em formulário on-line. Após o participante concordar em participar foi convidado a responder dados sociodemográficos (nome, idade, sexo e se exerce outra profissão que faz uso da voz profissionalmente), informações sobre o canalem que veiculava suas informações e finalmente o instrumento denominado Teste de Autoavaliação de Competência Comunicativa (TACCOM).Resultados: Os dados foram analisados de forma descritiva e percentual e para a análise inferencial entre a variável desfecho (escore do TACCOM) e as variáveis independentes, aplicou-se o teste não paramétrico de Mann-Whitney.Foram analisados 27 Youtubers e desses 74,1% eram do sexo masculino. A média de idade foi de 34,3 (dp=6,7), 48,1% gravam entre um e dois vídeos por semana e 66,7% possuem o canal háquatro anos ou mais. Os YouTubers responderam positivamente para as competênciascomunicativas, com escore médio de 16,7 pontos (dp=2,2), sem registro de associações estatisticamente significativas ao se correlacionar as variáveis independentes ao escore do TACCOM. Conclusão: os YouTubers do meio automotivo são na maioria do sexo masculino, jovens que atuam em contexto semelhante quanto a local e número de vídeos gravados semanalmente. A maioria se autoavaliou de forma positiva melhor quanto a habilidade de fala do que de escuta, sobre os aspectos da competência comunicativapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Fonoaudiologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectAutomóveispt_BR
dc.subjectCompetência comunicativapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.titleYoutubers do meio automotivo: autoavaliação da comunicaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LauraMoreiraDileo_Laura Moreira Dileo.pdf395,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.