REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/3355
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMattos, Sandra Carvalho de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4245382E6por
dc.contributor.advisor1Passetti, Dorothea Voegeli-
dc.contributor.advisor1LattesPassetti, Dorothea Voegelipor
dc.date.accessioned2016-04-26T14:53:22Z-
dc.date.available2011-11-28-
dc.date.issued2011-10-27-
dc.identifier.citationMattos, Sandra Carvalho de. Eu amo violino! crianças de escola pública que estudam violino. 2011. 219 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/3355-
dc.description.resumoEstudar violino, que a princípio parece algo muito longe das crianças na atualidade, principalmente crianças que estudam em escolas públicas, pode não ser algo tão distante do conhecimento deles como se pressente. O violino é o representante da orquestra e aparece de maneira pontual em várias ocasiões nos programas televisivos e nos concertos em parques. Para a compilação deste trabalho me dediquei a crianças a partir de nove anos que estudam na EMEF Esperidião Rosas, zona oeste de São Paulo. Sempre que havia anúncio de aulas grátis de violino a procura era grande. Esta tese procura compreender a razão desta procura, e a partir desta interrogação, descrevo as relações diárias do estudo deste instrumento, as relações entre as pessoas que circundam as crianças, a relação do instrumento e o corpo das crianças, e finalmente a relação das crianças com o sompor
dc.description.abstractViolin, which at first seems very far away from the kids today, especially children who study in public schools, may not be as far as their knowledge of the senses. The violin is the representative of the orchestra in a timely manner and appears repeatedly in television programs and concerts in parks. In compiling this work I focused on children as young as nine years studying in EMEF Esperidião Rosas School in West São Paulo. Whenever there was announcement of free lessons violin demand was great. This thesis seeks to understand the reason for this demand, and from this question, describe the relationship of the daily study of this instrument, the relationship between the people who surround the children, the relationship between instrument and body of children, and finally the relationship of children with soundeng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/12071/Sandra%20Carvalho%20de%20Mattos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentCiências Sociaispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectEstudo de violinopor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectChildreneng
dc.subjectStudy violineng
dc.subjectMusiceng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.title Eu amo violino! crianças de escola pública que estudam violinopor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sandra Carvalho de Mattos.pdf4,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.