REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33850
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Denise da Silva
dc.contributor.advisor1Penna, Luciana
dc.date.accessioned2023-07-05T19:25:52Z-
dc.date.available2023-07-05T19:25:52Z-
dc.date.issued2017-02-09
dc.identifier.citationNascimento, Denise da Silva. Atividades com músicas nas aulas de língua inglesa da escola pública: uma proposta para o 2º ano do Ensino Médio. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33850-
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo verificar o papel da música na aprendizagem do aluno em relação às aulas de Língua Inglesa segundo os pressupostos do Currículo do Estado de São Paulo Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Ensino Fundamental – Ciclo II e Ensino Médio (2011), das Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (2006) e principalmente das necessidades e interesses dos educandos. Observamos que em nosso contexto educacional, os professores sentem dificuldades em trabalhar com a música, devido a diversos fatores, mas entre eles destacam-se: preferência musical dos professores e dos alunos; se é uma atividade social e / ou pedagógica e o objetivo do uso da música na aula. Desta forma, após analisar o Currículo, as Orientações e o Questionário de Needs Analysis aplicado aos alunos, a ferramenta música foi escolhida e utilizada para a elaboração de três atividades para esta pesquisa: leitura e interpretação, prática oral e tema para campanhas. As atividades foram realizadas com os alunos do 2º ano C e E do Ensino Médio, no período noturno da Escola Estadual Oswaldo de Oliveira Lima, localizada no município de Suzano. Para o grupo focal foram selecionados quinze alunos, deles somente um faz curso em escola de idiomas, o que nos permitiu observar como a música pode impactar na vida de estudantes que alegam não saber nada de inglês porque nunca fizeram ou não fazem curso fora da escola, e daqueles que já têm um contato maior. O estudo trata-se de uma investigação crítica, de raciocínio dedutivo, cujo método qualitativo visa apresentar uma pesquisa por meio de um estudo de caso. À vista disso, a presente pesquisa não somente observou os resultados positivos do uso da música nas aulas de Língua Inglesa, mas como o professor pode explorar este recurso durante as aulas ao aliar seu plano de trabalho, o Currículo, as Orientações, as necessidades dos alunos e a rejeição quanto ao idiomapt_BR
dc.description.abstractThe present study aims to check the music’s role in student’s learning process related to English Language Classes, manly how this tool can help in the learning process according to Currículo do Estado de São Paulo Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Ensino Fundamental – Ciclo II e Ensino Médio (2011), Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Linguagem, Códigos e suas Tecnologias (2006) and especially the learners' needs. We observed that in our educational context, teachers have difficult to work with music due to many factors, but among them we point: the teachers and students’ musical preference, whether it is a social and/or pedagogical activity and the purpose to use music in classes. After analyzing Currículo, Orientações Curriculares and Needs Analysis Questionnaire, the music was chosen and used to elaborate three activities for this research as: reading and comprehension, oral practice and themes for campaigns. The activities were done with the students from the second year of High School, at night, in a Public School called Oswaldo de Oliveira Lima, located in Suzano. Among participating students, only one takes an English Course in a Language School, which allowed us to observe how music can impact in students’ lives who say do not know anything about English because they never or do not take an English course outside of school and who has more contact. The study is a critical investigation, of deductive reasoning, whose qualitative method aims to present a research, based on a case study. In this way, the present research not only observed the positive results of the music’s uses in English Classes, but how teacher can explore this resource during classes by combining his work plan, curriculum, guidelines and student needs and language’s rejectionen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escolapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem de Inglêspt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectComponente afetivopt_BR
dc.subjectLearning teaching englishen_US
dc.subjectPublic schoolen_US
dc.subjectMusicen_US
dc.subjectAffective componenten_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.titleAtividades com músicas nas aulas de língua inglesa da escola pública: uma proposta para o 2º ano do Ensino Médiopt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DENISE DA SILVA NASCIMENTO.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.