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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39439
Tipo: | Tese |
Título: | O Colégio Adventista Brasileiro e a revista O Colegial: história, instituição e o periodismo impresso (1930-1974) |
Autor(es): | Andrade, Jefferson Ricardo de |
Primeiro Orientador: | Gonçalves, Mauro Castilho |
Resumo: | A pesquisa analisou O Colegial, informativo escolar impresso produzido por um corpo editorial formado em alguns momentos por um grupo maior e em outros momentos por um grupo menor de alunos e professores do Colégio Adventista Brasileiro, instituição de ensino de confissão protestantes fundada em 1915 na região da zona sul da cidade de São Paulo. O periódico circulou na instituição entre as décadas de 1930 e 1970. Caracterizou-se como um empreendimento utilizado na comunicação com a comunidade escolar do Colégio Adventista Brasileiro e com os líderes e fiéis da Igreja Adventista no Brasil. Era elaborado por uma comissão editorial constituída de alunos, professores e administradores da instituição. A escolha dos impressos estudantis como fonte de pesquisa se deu por entender que, na historiografia educacional, os impressos representam fonte documental para a compreensão e interpretação de projetos institucionais. Para a análise da documentação foram utilizados aportes metodológicos do âmbito da História das Instituições Educativas, a saber: análise da gênese institucional, organização, funcionamento, representações, tradição e memórias, práticas, envolvimento, bem como aquelas que privilegiam diferentes confessionalidades e suas articulações com espaço, tempo e singularidades. A pesquisa analisou os valores que orientaram a instituição entre o período varguista e a ditadura civilmilitar, por meio da análise das edições da revista, seus ciclos e grupos de interesse. Fundamentam a proposição geral do trabalho, as práticas escolares, a circulação de ideias e política editorial, desde uma perspectiva confessional-protestante e suas estratégias de expansão da rede adventista e do adventismo no Brasil. Identificou-se por meio da análise do periódico, que no Colégio Adventista Brasileiro, entre os anos de 1930 e 1974, existiu uma rede de contatos e ideias formados por pessoas de todo o Brasil e de outros lugares do mundo e que esse espaço foi fundamental para criar a identidade adventista no país. Na análise documental do periódico, identificou-se o empenho do Colégio Adventista Brasileiro em manter a confissão religiosa nas práticas escolares |
Abstract: | The research analyzed O Colegial, a printed school newsletter produced by an editorial board formed at times by a larger group and at other times by a smaller group of students and teachers from Colégio Adventista Brasileiro, a Protestant teaching institution founded in 1915 in the region from the south zone of the city of São Paulo. The periodical circulated in the institution between the 1930s and 1970s. It was characterized as an enterprise used in communication with the school community of Colégio Adventista Brasileiro and with the leaders and faithful of the Adventist Church in Brazil. It was prepared by an editorial commission made up of students, professors and administrators of the institution. The choice of student printouts as a research source was based on the understanding that, in educational historiography, printouts represent a documental source for the understanding and interpretation of institutional projects. For the analysis of the documentation, methodological contributions from the scope of the History of Educational Institutions were used, namely: analysis of the institutional genesis, organization, functioning, representations, tradition and memories, practices, involvement, as well as those that favor different confessionalities and their articulations with space, time and singularities. The research analyzed the values that guided the institution between the Varguista period and the civil-military dictatorship, through the analysis of the magazine's editions, its cycles and interest groups. They base the general proposition of the work, school practices, the circulation of ideas and editorial policy, from a confessional-protestant perspective and its strategies for expanding the Adventist network and Adventism in Brazil. It was identified through the analysis of the journal, that in Colégio Adventista Brasileiro, between the years 1930 and 1974, there was a network of contacts and ideas formed by people from all over Brazil and from other places in the world and that this space was fundamental to create Adventist identity in the country. In the documental analysis of the periodical, it was identified the commitment of the Colégio Adventista Brasileiro in maintaining the religious confession in the school practices |
Palavras-chave: | Educação confessional Escolas protestantes Protestantismo Adventista Periódico Impresso estudantil Confessional education Protestant schools Protestantism Adventist Periodical Student print |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
Citação: | Andrade, Jefferson Ricardo de. O Colégio Adventista Brasileiro e a revista O Colegial: história, instituição e o periodismo impresso (1930-1974). 2023. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39439 |
Data do documento: | 31-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
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