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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39458
Tipo: | Dissertação |
Título: | Psicologia e tecnologia: a formação profissional em psicologia |
Autor(es): | Braga, Daiane Suelen da Silva |
Primeiro Orientador: | Sass, Odair |
Resumo: | O rigor científico, teórico e prático, confere um caráter integral no processo formativo do indivíduo e deve estar associado, conferindo capacidade crítica e de atuação, uma vez que a apropriação da cultura pelo sujeito não estaria, nesse caso, substituída pela apropriação do sujeito pelo capital de forma reprodutivista e fragmentada. A pesquisa tem como objetivo principal a análise da formação e, especificamente, a formação em psicologia, bem como seu movimento decorrente da industrialização sustentada pelo expressivo desenvolvimento tecnológico. Por meio dessa compreensão, a pesquisa suscitada de uma análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2004 (DCNs, 2004) para formação dos cursos em psicologia e dos projetos pedagógicos da Universidade de Taubaté, de 2004 e 2016, buscou comparar os dados ao longo das transições históricas de delimitação do campo de formação do psicólogo, de modo a elucidar o conceito da então chamada formação generalista. Por meio da análise das DCNs de 2004, realizada nos procedimentos e elucidada na discussão deste estudo, bem como pela sua materialização, sob a elaboração dos currículos da Universidade de Taubaté, identificou-se um esforço de orientar o curso, que enfatiza a atuação prática, sustentada pela noção de competências e habilidades, mas também identifica uma lacuna quanto à possibilidade que um curso com características próprias e, permeado por certa autonomia, deixa de desenvolver dada a não discussão dessas diretrizes. Sob a perspectiva da Teoria Crítica da Sociedade, identificou com a análise das informações obtidas que as DCNs (2004/2011) são norteadoras quanto à estrutura que se seguem os cursos, mas cabe a estes a responsabilidade de uma apropriação crítica de seu conteúdo e, como descrito nos resultados deste estudo, as resoluções distanciadas do debate e da crítica corroboram para acelerar e produzir a pseudoformação, na medida em que se tornam apenas instrumentos e operam como modo de reprodução para adaptação do indivíduo |
Abstract: | Scientific, theoretical and practical rigor confers an integral character on the individual's formative process and must be associated, conferring critical and acting capacity, since the appropriation of culture by the subject would not, in this case, be replaced by the appropriation of the subject by the capital in a reproductive and fragmented way. This research has as its main objective the analysis of training and, specifically, training in psychology, as well as its movement resulting from industrialization supported by expressive technological development. Through this understanding, this research, arising from a documental analysis of the 2004 national curriculum guidelines (DCNs, 2004) for the formation of courses in psychology and the pedagogical projects of the University of Taubaté, from 2004 and 2016, sought to compare the data over the years. historical transitions of delimitation of the psychologist's training field, in order to elucidate the concept of the so-called generalist training. Through the analysis of the 2004 National Curriculum Guidelines, carried out in the procedures and elucidated in the discussion of this study, as well as by its materialization under the elaboration of the curricula of the University of Taubaté, an effort was identified to guide the course emphasizing practical action, supported by the notion of competencies and skills, but also a gap is identified regarding the possibility that a course with its own characteristics and permeated by a certain autonomy fails to develop given the non-discussion of these guidelines. From the perspective of the Critical Theory of Society, it identified through the analysis of the information obtained that the National Curriculum Guidelines (2004/2011) are guidelines regarding the structure that the courses follow, but they are responsible for a critical appropriation of their content and, as described in the results of this study, resolutions distanced from debate and criticism corroborate to accelerate and produce pseudotraining, insofar as they become just instruments and operate as a reproduction mode for the individual's adaptation |
Palavras-chave: | Pseudoformação Psicologia Tecnologia Pseudotraining Psychology Technology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
Citação: | Braga, Daiane Suelen da Silva. Psicologia e tecnologia: a formação profissional em psicologia. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39458 |
Data do documento: | 11-Abr-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
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