Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39491
Tipo: | Dissertação |
Título: | Criança e cidade: territorialidades e possibilidades pedagógicas de professores de Educação Infantil de São Paulo |
Autor(es): | Bressane, Elaine Terrin |
Primeiro Orientador: | Silva, Ana Paula Ferreira da |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objeto de estudo as concepções sobre a presença da criança na cidade, evocadas por professores de Educação Infantil do município de São Paulo. As seguintes questões norteiam a pesquisa: Como os professores de Educação Infantil compreendem a apropriação da cidade pela infância? Suas experiências pessoais e profissionais viabilizam que tipo de contato e possibilidade de socialização dentro dos espaços urbanos? Qual uso esses profissionais fazem da cidade? As experiências pessoais e profissionais em relação aos espaços de convivência refletem nas experiências vivenciadas com seus alunos atualmente? Para tanto, o objetivo geral da pesquisa é compreender quais fatores fazem com que estes adultos, responsáveis por intermediar e apresentar o território urbano às crianças, ampliem ou restrinjam seu acesso e seu direito à cidade. Os objetivos específicos, voltam-se para: (1) descrever o perfil dos professores de Educação Infantil em relação ao seu próprio uso da cidade, tanto em relação às experiências da infância quanto às da vida adulta/profissional; (2) verificar a percepção desse professor sobre a presença e a relação das crianças com a cidade, (3) levantar indicações de práticas docentes na relação cidade – infância e (4) identificar as normativas e orientações que dão suporte a tais práticas. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário eletrônico via online e distribuído diretamente para educadores de Educação Infantil do município de São Paulo, sem vínculo de análise da unidade escolar e as respostas foram organizadas e tratadas com o software Sphinx IQ2. Lefèbvre (2010) e Haesbaert (2007) subsidiam a análise à luz do conceito de território e o direito à cidade, enquanto Sarmento (2018) e Pinto fundamentam o que tange à sociologia da Infância. Calliari (2016) trata das especificidades do crescimento, planejamento urbano e relação com os espaços públicos do município de São Paulo. Os principais resultados quanto a percepção dos professores entrevistados sobre o espaço público urbano e suas possibilidades pedagógicas foram: (1) uma indefinição sobre o que é uma “atividade fora da escola”, (2) a inexistência de um consenso sobre o repertório e as possibilidades pedagógicas do uso dos espaços urbanos e por vezes até mesmo dos espaços escolares internos e (3) a presença de relações espaciais específicas dos CEUs provocadas por sua natureza arquitetônica singular. Desse modo, conclui-se que existe uma distância entre as territorialidades vividas na prática e aquelas defendidas conceitualmente nos marcos legais o que pode indicar um processo ideológico a promover um distanciamento intencional da realidade e sendo, apesar das conquistas, ferramentas frágeis frente ao poderio do Capital. Já sobre as percepções sobre o espaço público, indicam serem formadas dentro das histórias de vida de cada um, mas que também carregam uma série de percepções que se originam dentro de um senso comum influenciado pela sociedade como um todo |
Abstract: | This research aims to study the conceptions regarding the presence of children in the city, as evoked by Early Childhood Education teachers in the municipality of São Paulo. The following questions guide the research: How do Early Childhood Education teachers understand children's appropriation of the city? Do their personal and professional experiences enable them to have contact and opportunities for socialization within urban spaces? How do these professionals use the city? Do their personal and professional experiences regarding spaces for social interaction reflect in the experiences they have with their students currently? Therefore, the overall objective of the research is to understand the factors that lead these adults, responsible for mediating and presenting the urban territory to children, to expand or restrict their access and right to the city. The specific objectives are: (1) to describe the profile of Early Childhood Education teachers in relation to their own use of the city, both regarding childhood experiences and adult/professional life experiences; (2) to verify the perception of these teachers regarding children's presence and relationship with the city and to identify the conceptions about the city and childhood that permeate their pedagogical practice; (3) to raise and analyze indications of teaching practices in the city-childhood relationship, concerning the planning and organization of learning activities; and (4) to identify the regulations and guidelines that support such practices. Data collection was carried out through an online electronic questionnaire distributed directly to Early Childhood Education educators in the municipality of São Paulo, without any ties to the analysis of the school unit, and the responses were organized and processed using Sphinx IQ2 software. Lefèbvre (2010) and Haesbaert (2007) support the analysis in light of the concept of territory and the right to the city, while Sarmento (2018) and Pinto provide the foundations regarding the sociology of childhood. Calliari (2016) addresses the specificities of growth, urban planning, and the relationship with public spaces in the municipality of São Paulo. The main results regarding the perception of the interviewed teachers regarding urban public space and its pedagogical possibilities were: (1) an uncertainty about what constitutes an "activity outside of school"; (2) the lack of consensus regarding the repertoire and pedagogical possibilities of using urban spaces, and sometimes even internal school spaces; and (3) the presence of specific spatial relationships within the CEUs (Educational Centers) caused by their unique architectural nature. The diffuse perception of urban public space and its pedagogical possibilities, as well as the lack of connection between certain specific activities such as walking and the use of public facilities as pedagogical activities, were the main results obtained. Thus, it is concluded that there is a gap between the territorialities experienced in practice and those conceptually advocated in legal frameworks, which may indicate an ideological process promoting intentional detachment from reality. Despite the achievements, these frameworks remain fragile tools against the power of Capital. Regarding perceptions of urban public space, they are formed within each person's life stories but also carry a series of perceptions that originate within a common sense influenced by society as a whole |
Palavras-chave: | Sociologia da infância Geografia da infância Cultura da infância Sociology of childhood Geography of childhood Culture of childhood |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
Citação: | Bressane, Elaine Terrin. Criança e cidade: territorialidades e possibilidades pedagógicas de professores de Educação Infantil de São Paulo. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39491 |
Data do documento: | 9-Mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Elaine Terrin Bressane.pdf | 1,6 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.