Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39966
Tipo: | Tese |
Título: | Bourdieu e a educação: formação de doutores e trajetórias acadêmicas de doutorandos orientados por pesquisadoras brasileiras |
Autor(es): | Barrios, Rogério |
Primeiro Orientador: | Bueno, José Geraldo Silveira |
Resumo: | Esta tese teve por objetivo investigar a formação e trajetória acadêmica de educadoras(es) formadas(os) em doutorados de programas públicos de pós-graduação em educação, orientadas(os) por três reconhecidas pesquisadoras, na qualidade de intérpretes qualificadas das contribuições teóricas do sociólogo francês Pierre Bourdieu. Este escopo visou analisar as semelhanças e diferenças da formação acadêmica com foco nas teses de doutorado, assim como nas trajetórias educacionais, pelas posições ocupadas antes e após a conclusão de seus doutorados, tendo como base a Teoria Geral dos Campos, especialmente a do Campo Científico, de Bourdieu. As pesquisadoras selecionadas foram Denice Bárbara Catani (USP), Ione Ribeiro Valle (UFSC) e Maria Alice Nogueira (UFMG), sendo que, entre todas as orientações sob a responsabilidade dessas pesquisadoras, foram selecionadas as teses de trinta acadêmicas(os) que continham referências explícitas em seus resumos da utilização de Bourdieu como fonte teórica, permitindo, assim, a sintetização e análise de cada tese. E, para além disso, examinou-se as trajetórias acadêmicas por meio da organização em quadros e tabelas dos dados compilados, a partir das informações contidas em seus currículos lattes. Os achados mais importantes referem-se à diversidade temática e conceitual das trinta produções, em boa parte como expressão dos processos de orientação e das trajetórias das(os) orientandas(os), comprovando a excelência das suas qualificações em razão da elevação do patamar de atuação acadêmica alcançada pela maior parte dessas(es) doutoras(es) |
Abstract: | This thesis aimed to investigate the academic formation and career trajectories of educators who completed their doctoral studies in public education programs, under the guidance of three renowned researchers who served as qualified interpreters of the theoretical contributions of the French sociologist Pierre Bourdieu. The scope of this study was to analyze the similarities and differences in academic formation, focusing on doctoral theses, as well as educational trajectories based on the positions held before and after completing their doctorates. The study was grounded in Bourdieu's General Theory of Fields, particularly the Scientific Field. The selected researchers were Denice Bárbara Catani (USP), Ione Ribeiro Valle (UFSC), and Maria Alice Nogueira (UFMG). Among all the doctoral students mentored by these researchers, thirty academic theses were selected for analysis because they explicitly referenced the use of Bourdieu as a theoretical source in their abstracts. This allowed for the synthesis and analysis |
Palavras-chave: | Pesquisa educacional Universidade pública Formação de doutoras(es) Trajetória acadêmica Trajetória profissional Educational research Public university Doctoral education Academic trajectory Professional trajectories |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
Citação: | Barrios, Rogério. Bourdieu e a educação: formação de doutores e trajetórias acadêmicas de doutorandos orientados por pesquisadoras brasileiras. 2023. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39966 |
Data do documento: | 18-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rogerio Barrios.pdf | 6,64 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.