REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40066
Tipo: Dissertação
Título: Um estudo com egressos do curso Técnico em Eletrotécnica da ETEC Jaraguá
Título(s) alternativo(s): A study with graduates of the Technical Course in Electrical Engineering at ETEC Jaraguá
Autor(es): Galaverna, Carlos Henrique Saderio
Primeiro Orientador: Rodrigues, Leda Maria de Oliveira
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo investigar as razões que levaram um grupo de ex-alunos do Ensino Técnico Profissional (Etec) do Centro Paulo Souza a optarem pelo curso em eletrotécnica na Etec Jaraguá, escola localizada na periferia de São Paulo, além de verificar – dez anos após suas formaturas – se as expectativas profissionais foram atendidas. Na investigação dos condicionantes que incidiram no processo de “escolha” dos sujeitos pesquisados, empregamos os conceitos de capital econômico, cultural e social propostos por Bourdieu (1998). Partimos da hipótese de que as condições econômicas, as práticas familiares e as trajetórias sociais e educacionais das famílias exerceram influência na decisão dos indivíduos. Para explicar a estratégia educacional dos estudantes no espaço social, empregamos as concepções de classificação, reclassificação e desclassificação (Bourdieu, 1998). A coleta de dados ocorreu em duas etapas: primeiramente, através do emprego de um questionário socioeconômico, buscando com ele caracterizar o capital econômico, cultural e social dos pesquisados. Na segunda etapa, realizamos entrevistas para averiguar o modo de transmissão do capital cultural e como este influenciou na opção pelo curso técnico em eletrotécnica. Ao remontar a trajetória social dos egressos, os dados revelaram que a baixa aquisição de capitais os impossibilitou de realizar uma “escolha” plenamente consciente pelo curso. Essa opção decorreu de uma estratégia que objetivava a rápida inserção no mercado de trabalho a fim de custear o ensino superior, objetivo esse inalcançado por parte significativa dos pesquisados
Abstract: This research aimed to investigate the reasons that led a group of former students of Professional Technical Education (Etec) at Centro Paulo Souza to choose the electrical engineering course at Etec Jaraguá, a school located on the outskirts of São Paulo, in addition to verifying – ten years after graduation – whether professional expectations were met. In investigating the conditions that influenced the process of “choosing” the researched subjects, we used the concepts of economic, cultural and social capital proposed by Bourdieu (1998). We start from the hypothesis that economic conditions, family practices and families' social and educational trajectories influenced individuals' decisions. To explain students' educational strategy in the social space, we employ the concepts of classification, reclassification and declassification (Bourdieu, 1998). Data collection occurred in two stages: firstly, through the use of a socioeconomic questionnaire, seeking to characterize the economic, cultural and social capital of those surveyed. In the second stage, we carried out interviews to investigate the mode of transmission of cultural capital and how this influenced the option for a technical course in electrical engineering. When retracing the social trajectory of the graduates, the data revealed that the low acquisition of capital made it impossible for them to make a fully conscious “choice” for the course. This option resulted from a strategy that aimed to quickly enter the job market in order to pay for higher education, an objective that was not achieved by a significant portion of those surveyed
Palavras-chave: Centro Paula Souza
Formação técnica obrigatória
Classes populares
Entrada no mercado de trabalho
Ensino superior ainda almejado
Trajetória social
Centro Paula Souza
Mandatory technical training
Popular classes
Entry into the job market
Higher education still desired
Social trajectory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Galaverna, Carlos Henrique Saderio. Um estudo com egressos do curso Técnico em Eletrotécnica da ETEC Jaraguá. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40066
Data do documento: 31-Out-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carlos Henrique Sadério Galaverna.pdf741,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.