REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42713
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTahan, Lidiane Cavatorta-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863604583459780pt_BR
dc.contributor.advisor1Maia, Suzana Magalhães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5407837446235468pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-19T18:16:40Z-
dc.date.available2024-09-19T18:16:40Z-
dc.date.issued2003-12-01-
dc.identifier.citationTahan, Lidiane Cavatorta. Uma reflexão sobre a função terapêutica no estudo de caso de uma paciente com queixa vocal. 2003. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42713-
dc.description.resumoA presente dissertação teve como objetivo principal refletir sobre a função terapêutica fonoaudiológica, de acordo com os pressupostos teóricos do pediatra e psicanalista Donald Wood Winnicott. Este trabalho pretendeu contribuir para que o fonoaudiólogo se posicione de modo a levar em consideração, no exercício de sua função, a singularidade e as particularidades do paciente, inclusive na utilização que se fizer necessária do acervo técnico específico, o que implica apresentá-lo de maneira que o paciente possa apropriar-se dele criativamente. Desse modo, o setting fonoaudiológico torna-se um espaço não somente para a supressão do sintoma, mas principalmente favorecedor do acontecer do paciente como pessoa total. Baseando-se nas tarefas desempenhadas pela mãe no relacionamento com seu bebê, as quais possibilitam a humanização deste, Winnicott elege o holding, que irá propiciar a integração, a apresentação de objeto, que possibilita a experiência da realização, e o manejo, responsável pela inserção da psique no soma, como elementos norteadores das relações humanas, incluindo a relação terapêutica. Como elementos interdependentes e inacabados, visto que o ser humano nunca termina sua constituição, essas três tarefas podem ser favorecedoras do acontecer humano e, sendo assim, podem nortear o setting terapêutico fonoaudiológico. No sentido de investigar essa possibilidade, foi realizado na presente dissertação um estudo de caso de uma paciente com queixa vocal. Observou-se que, além dos progressos vocais, durante o processo terapêutico, a paciente pôde se desenvolver como pessoa total, uma vez que a intervenção fonoaudiológica pautada nas tarefas acima citadas estava comprometida, especialmente, com as necessidades singulares da pacientept_BR
dc.description.abstractThis work's main goal is to consider the speech-language therapy function, according to Donald Wood Winnicott's theoretical assumptions. This paper intends to help the speech-language therapist put himself in a position which allows taking into consideration, when doing his job, the patient’s singularity and particularities. This should also be considered when using specific technical literature, which means presenting it so that the patient may appropriate it in a creative way. That way, the speech therapy setting becomes not only a symptom suppression space, but also – and especially – a promoter of the patient’s happening as a total individual. Based on tasks performed by the mother in a relationship with her baby, which enable the baby’s happening and humanizing. Winnicott points out holding which will foster integration, object presentation which enables the experience of realization, and handling responsible for inserting the psyche into the body, as guides for human relations, including the therapeutical relation. As intertwined and unfinished elements, since a human bring never finishes his own constitution, these tasks may enable the human happening, and therefore they could guide the speech-language therapy setting. Aiming at investigating this possibility, we carried out a case study of a patient with voice disorder. ln fact, we observed that, besides voice improvement, she has flourished as an individual, because the speech-language therapy procedure, based on the tasks, which have been mentioned, focused on the patient's unique needsen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Fonoaudiologiapt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.titleUma reflexão sobre a função terapêutica no estudo de caso de uma paciente com queixa vocalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lidiane cavatorta tahan.pdf
  Restricted Access
9,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.