Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45176Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Shiramizo, Lucas Pereira | - |
| dc.contributor.advisor1 | Corrêa, Diogo Arnaldo | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6180729962096223 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-08-05T18:51:26Z | - |
| dc.date.available | 2025-08-05T18:51:26Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-13 | - |
| dc.identifier.citation | Shiramizo, Lucas Pereira. Psicologia e cinema: uma análise fenomenológica do corpo em persona, de Ingmar Bergman. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45176 | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho investiga a relação entre psicologia e cinema a partir de uma análise fenomenológica da personagem Elisabet no filme Persona (1966), de Ingmar Bergman. Fundamentando-se principalmente na filosofia de Maurice Merleau-Ponty, esta pesquisa propõe uma reflexão sobre o corpo como expressão da angústia existencial, considerando o cinema não apenas como representação estética, mas como experiência ontológica. O estudo dialoga com autores como Heidegger, Sartre e Kierkegaard, e compreende o cinema como meio revelador das relações humanas, das subjetividades e dos modos de ser no mundo. Conclui-se que as mídias audiovisuais podem revelar aspectos interessantes do Ser em seu conteúdo, mas a própria relação que se estabelece com essas mídias, também podem ser relevantes para uma nova compreensão do mundo | pt_BR |
| dc.description.abstract | This paper investigates the relationship between psychology and cinema based on a phenomenological analysis of the character Elisabet in the film Persona (1966), by Ingmar Bergman. Based mainly on the philosophy of Maurice Merleau-Ponty, this research proposes a reflection on the body as an expression of existential anguish , considering cinema not only as an aesthetic representation, but as ontological experience. The study dialogues with authors such as Heidegger, Sartre and Kierkegaard, and understands cinema as a means of revealing human relationships, subjectivities and ways of being in the world. It concludes that audiovisual media can reveal interesting aspects of Being in their content, but the very relationship that is established with these media can also be relevant to a new understanding of the world | en_US |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
| dc.publisher.program | Graduação em Psicologia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Arte | pt_BR |
| dc.subject | Cinematografia | pt_BR |
| dc.subject | Merleau-Ponty | pt_BR |
| dc.subject | Angústia | pt_BR |
| dc.subject | Fenomenologia | pt_BR |
| dc.subject | Art | en_US |
| dc.subject | Cinematography | en_US |
| dc.subject | Merleau-Ponty | en_US |
| dc.subject | Anguish | en_US |
| dc.subject | Phenomenology | en_US |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
| dc.title | Psicologia e cinema: uma análise fenomenológica do corpo em persona, de Ingmar Bergman | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - Lucas Shiramizo (1)_Diogo Arnaldo Correa.pdf | 3,34 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

