REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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dc.creatorShiramizo, Lucas Pereira-
dc.contributor.advisor1Corrêa, Diogo Arnaldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6180729962096223pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-05T18:51:26Z-
dc.date.available2025-08-05T18:51:26Z-
dc.date.issued2025-06-13-
dc.identifier.citationShiramizo, Lucas Pereira. Psicologia e cinema: uma análise fenomenológica do corpo em persona, de Ingmar Bergman. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45176-
dc.description.resumoO presente trabalho investiga a relação entre psicologia e cinema a partir de uma análise fenomenológica da personagem Elisabet no filme Persona (1966), de Ingmar Bergman. Fundamentando-se principalmente na filosofia de Maurice Merleau-Ponty, esta pesquisa propõe uma reflexão sobre o corpo como expressão da angústia existencial, considerando o cinema não apenas como representação estética, mas como experiência ontológica. O estudo dialoga com autores como Heidegger, Sartre e Kierkegaard, e compreende o cinema como meio revelador das relações humanas, das subjetividades e dos modos de ser no mundo. Conclui-se que as mídias audiovisuais podem revelar aspectos interessantes do Ser em seu conteúdo, mas a própria relação que se estabelece com essas mídias, também podem ser relevantes para uma nova compreensão do mundopt_BR
dc.description.abstractThis paper investigates the relationship between psychology and cinema based on a phenomenological analysis of the character Elisabet in the film Persona (1966), by Ingmar Bergman. Based mainly on the philosophy of Maurice Merleau-Ponty, this research proposes a reflection on the body as an expression of existential anguish , considering cinema not only as an aesthetic representation, but as ontological experience. The study dialogues with authors such as Heidegger, Sartre and Kierkegaard, and understands cinema as a means of revealing human relationships, subjectivities and ways of being in the world. It concludes that audiovisual media can reveal interesting aspects of Being in their content, but the very relationship that is established with these media can also be relevant to a new understanding of the worlden_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectCinematografiapt_BR
dc.subjectMerleau-Pontypt_BR
dc.subjectAngústiapt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectArten_US
dc.subjectCinematographyen_US
dc.subjectMerleau-Pontyen_US
dc.subjectAnguishen_US
dc.subjectPhenomenologyen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titlePsicologia e cinema: uma análise fenomenológica do corpo em persona, de Ingmar Bergmanpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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