REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4645
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Adriano Messias de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707627J1por
dc.contributor.advisor1Motta, Leda Tenorio da-
dc.date.accessioned2016-04-26T18:14:30Z-
dc.date.available2014-09-24-
dc.date.issued2014-08-29-
dc.identifier.citationOliveira, Adriano Messias de. Todos os monstros da terra: o bestiário fantástico do cinema pós-2001. 2014. 447 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/4645-
dc.description.resumoolhar sobre o cinema fantástico esforçou-se por tratar mais especificamente de assinalar um novo bestiário , muitas vezes apocalíptico, que exibe seus seres fantásticos dos mais horrendos aos mais delicados reavivados e recriados ao sabor das tecnologias do cinema, sobretudo as digitais. Trabalhamos com a hipótese de que as formas monstruosas de hoje, muito em pauta em certo cinema, tanto comercial quanto independente, são sintomas da cultura , no sentido que vários estudiosos do pós-moderno, a exemplo de Lucia Santaella, têm atribuído ao termo. Estes sintomas dizem insistentemente a respeito de como lidamos com nossos medos e inseguranças no mundo extremamente multifacetado e instável de nosso tempo, sempre ameaçado por novas epidemias, guerras químicas e biológicas, e interferências em valores éticos e culturais. Partimos de uma data específica apenas para fins de delimitação do corpus, o 11 de Setembro, uma vez que detectamos uma profusão de elementos do fantástico em produções cinematográficas no século XXI, e que merecem um olhar mais cuidadoso. Em matéria de referenciais teóricos, a pesquisa está principalmente embasada na filosofia de Slavoj i ek e na psicanálise freudiana do estranho , retomada em excelente declinação por Jacques Lacan, de quem i ek é um refinado comentador. Ela demandou também um estado da arte das literaturas fantásticas, que envolve trabalhos tão cruciais quanto os de Vladimir Propp e Tzvetan Todorov, e um recorte de estudos sobre o cinema, que mobiliza autores como Edgar Morin e Robert Stam e, especificamente sobre o cinema fantástico, Roger Dadoun, Gérard Lenne, René Prédal e Jean-Claude Romer, dentre outros. O corpus da pesquisa compreende uma seleção de filmes em que recorrem os monstros: zumbis, alienígenas, criaturas biotecnológicas, vampiros e lobisomens, fantasmas, demônios, monstros gigantes e outras quimeras do mundo das imagens moventes, as quais foram estudadas do ponto de vista dos sintomas da cultura. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica, documental e comparativa, já que põe filmografias em confrontopor
dc.description.abstractThis work is focused on the fantastic imaginary in post-2001 fiction films. Our look at the fantastic cinema has sought to study more specifically a new bestiary , sometimes from an apocalyptic expression, that could display its fantastic beings from the most horrendous to the most delicate ones revived and recreated according to the cinema technology, especially the digital one. We hypothesized that the monstrous forms today are very recurrent in some movies, both commercial and independent ones, and they could be understood as symptoms of culture according to the meaning assigned by several scholars of postmodern studies, such as Lucia Santaella. These symptoms can insistently demonstrate how we deal with our fears and insecurities in this extremely multifaceted and unstable contemporary world, always threatened by new epidemics, chemical and biological warfare, and interference in ethical and cultural values. We start from a specific date, the September 11th, only for the purpose of delimiting the corpus, once we have detected a profusion of elements of the fantastic in film productions in the XXI century, which deserve a careful study. In the field of theoretical frameworks, our research is mainly grounded in Slavoj i ek s philosophy and the Freudian psychoanalysis around the uncanny, retaken in an excellent declination by Jacques Lacan, from who i ek is a fine commentator. The research also required a state-of-the-art on the so-called fantastic literatures, encompassing essential works such those ones of Vladimir Propp and Tzvetan Todorov, and a selection of studies on cinema which mobilized authors such as Edgar Morin and Robert Stam. Specifically about the fantastic cinema we mention Roger Dadoun, Gérard Lenne, René Predal and Jean-Claude Romer, among others. The research corpus comprises a selection of films that present monsters: zombies, aliens, biotech creatures, vampires and werewolves, ghosts, demons, giant monsters and other chimeras from the world of moving images, which were studied from the point of view of symptoms of culture. Methodologically, the research is bibliographic, documentary and comparative, once it puts in confrontation several filmographieseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/13517/Adriano%20Messias%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semióticapor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectCinema fantásticopor
dc.subjectLiteratura fantásticapor
dc.subjectGênero fantásticopor
dc.subjectBestiáriospor
dc.subjectMonstrospor
dc.subjectCatastrofismopor
dc.subjectFantastic cinemaeng
dc.subjectFantastic literatureeng
dc.subjectFantastic genreeng
dc.subjectBestiaryeng
dc.subjectMonsterseng
dc.subjectCatastrophismeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleTodos os monstros da terra: o bestiário fantástico do cinema pós-2001por
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriano Messias de Oliveira.pdf
  Restricted Access
8,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.