REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
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Tipo: Tese
Título: Traços urbanos: a caricatura em Curitiba no início do século XX
Autor(es): Queluz, Marilda Lopes Pinheiro
Primeiro Orientador: Pinheiro, Amálio
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar algumas charges publicadas no início do século XX, em Curitiba, veiculadas pelas revistas O Olho da Rua (1907-1911), A Carga (1907), A Rolha (1908) e A Bomba (1913). Elas pluralizam o olhar sobre a cidade, sobre as reformas e as inovações técnicas do início da República, sobre a política e sobre os cidadãos que nela circulam, ressemantizando a experiência urbana. As charges são um processo dinâmico que interage com as várias práticas culturais, como um discurso polifônico e dialógico do qual nos falava Bakhtin. Através da ironia e da ambigüidade, estabeleciam um diálogo constante com as imagens difundidas pelas elites e pela imprensa oficial, acabando por desconstruí-las, instaurando rupturas, invertendo a ordem, multiplicando as perspectivas, mostrando o hibridismo e a heterogeneidade do espaço urbano, construindo e reconstruindo fronteiras entre o público e o privado, renegociando significados. Nesse mosaico de complexidades e intercâmbios culturais transitam várias faces da população, que mesmo numa tentativa de síntese, como é o caso do Zé Povo, constituem não um quadro único e homogêneo, mas conjugam fragmentação e interação. O leitor é parte essencial deste jogo, sendo convidado a aceitar os novos desafios da percepção, tomandose cúmplice e co-autor
Abstract: The aim of this thesis is to analyze some charges published in the beginning of the twentieth century on the magazines: O Olho da Rua (1907- 1911), A Carga (1907), A Rolha (1908) e A Bomba (1913). They multiply the views about the city; about the urban reforms and technical innovations in the Republic; about politics and the citizens that circulate in the city. They resignify the urban experience. The caricatures are a dynamic process that interacts with several cultural practices, a dialogic and polyphonic discourse as defined by Bakhtin. Through irony and ambiguity, caricatures established a constant dialog with the images disseminated by the elite and its official press, de-constructing, creating ruptures, reversing the order, multiplying the perspectives, showing us the hybridism and heterogeneity of urban space, drawing new borders between public and private, renegotiating meanings. This mosaic of complexities and cultural exchanges shows several faces of the population, and even in an attempt of synthesis, like in the figure of Zé Povo, it doesn't constitute a picture homogenous and unique, but conjugates in itself ftagmentation and interaction. The reader is an essential part of this garoe, being invited to new challenges of perception, becoming its co-author and accomplice
Palavras-chave: Caricaturas e desenhos humoristicos
Curitiba (PR) -- Aspectos sociais
Revistas de humor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Queluz, Marilda Lopes Pinheiro. Traços urbanos: a caricatura em Curitiba no início do século XX. 2002. 189 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5097
Data do documento: 30-Nov-2002
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