REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/5236
Tipo: Tese
Título: Marketing & semiótica: um modelo de análise das expressões da marca
Autor(es): Rodriguez, Maria Clotilde Perez
Primeiro Orientador: Santaella, Lucia
Resumo: Esta pesquisa promove o encontro entre o Marketing e a Semiótica e tem como objetivo central indicar um caminho para análise do potencial comunicativo das marcas. Foram objeto de pesquisa as principais expressões da marca: nome, logotipo, cor, forma, embalagem e rótulo, som e jingle, slogan e personagem ou mascote, independente da mídia em que se encontravam. Para dar conta deste objetivo extraímos alguns conceitos da Semiótica de Charles Sanders Peirce (1839-1914), mais precisamente da sua Teoria Geral dos Signos. Partindo do conceito triádico de signo, consideramos as relações do signo com ele mesmo (quali-signo, sin-signo e legi-signo) e das suas relações com o objeto que representa (ícone, índice e símbolo) e suas inter-relações. A aplicação dos conceitos semióticos para análise das embalagens de Kolynos e Gessy, do logotipo de Brastemp e dos protótipos da lavadora de roupas Consul, objetivam exemplificar a eficácia da metodologia empregada
Palavras-chave: Marca registrada
Marketing e semiotica
Analise semiotica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Rodriguez, Maria Clotilde Perez. Marketing & semiótica: um modelo de análise das expressões da marca. 2001. 358 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5236
Data do documento: 30-Nov-2001
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Clotilde Perez Rodriguez.pdf
  Restricted Access
15,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.