REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
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dc.creatorCoelho, Patrícia Margarida Farias-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138622E3por
dc.contributor.advisor1Cesarotto, Oscar-
dc.date.accessioned2016-04-26T18:18:27Z-
dc.date.available2010-04-08-
dc.date.issued2010-03-17-
dc.identifier.citationCoelho, Patrícia Margarida Farias. O fetichismo na publicidade: análise semiótica da campanha Demoníaca da lingerie da marca Duloren . 2010. 223 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/5277-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisou a criação da imagem da mulher em sete anúncios publicitários de lingerie da marca Duloren, a fim de compreender quais foram os mecanismos de sedução utilizados, considerando os mecanismos híbridos de construção sincrética e seus efeitos de sentido, no que se refere à formação da cultura sexual da mulher brasileira na atualidade. O corpus da pesquisa foi formado pelos sites da Duloren e por anúncios de lingerie da mesma empresa, veiculadas a revista feminina Nova das campanhas nomeadas Demoníaca e Madame D do período de 2007. O conceito bíblico e cristão de diabo serviu de base para o estudo da demonologia; a teoria de S. Freud foi utilizada para a compreensão do fetichismo e do desejo sexual expresso em nosso consciente e inconsciente. A semiótica francesa desenvolvida por A. J. Greimas deu o suporte metodológico para a elaboração da tese. Para a escolha dos anúncios e dos sites que constituíram o Corpus da pesquisa foi levada em consideração a necessidade do aprofundamento dos estudos da Imagem da mulher criada nos anúncios de lingerie da marca Duloren . A tese principal que sustenta esse trabalho é que a imagem da mulher criada nos anúncios de lingerie da Duloren no ano 2007 que não agradou a leitora/consumidora. A campanha Demoníaca foi rejeitada pelas consumidoras, por verem expostos seus fetiches mais íntimos e perversos de dominar os homens ligados à imagem do diabo e explicitados em revistas e sites, apesar de reconhecerem que esse desejo (e imagem) existe e é real no consciente e inconsciente, mas não gostaram de vê-los expostos para a e na sociedade. A campanha Madame D substitui a campanha Demoníaca e é aceita pelas leitoras/consumidoras, pois essa campanha parece ser diferente, mas ela na verdade mascara e encobre os valores da mulher diabólica e fetichista da campanha anterior, a nova imagem da mulher criada para campanha Madame D preserva os mesmos valores da mulher do mal e fetichista, só que de uma maneira menos explícita com os valores do Diabopor
dc.description.abstractThis work has analyzed the an image of women created in seven lingerie advertisements by Duloren in order to appreciate the means of seduction employed. It keeps in mind the syncretic hybrid construction mechanisms and their meaning effects regarding Brazilian women s sexual culture formation in the contemporary context. The research s corpus consistis in Duloren websites and lingerie advertisements by the same company, published on the women s magazine Nova from the campaigns named Demoníaca and Madame D in 2007. The biblical and Christian concept of devil served as ground to the study of demonology; Freud s theory was employed to understand fetishism and the sexual desire expressed through our unconscious and conscious. Greimas French semiotics developed by A. J. Greimas provided methodological support to the thesis engendering. In order to chose the advertisements and websites which compose the corpus, it was taken into account the necessity to deepen the studies of the image of women created by the Duloren lingerie brand advertisements . The main thesis on which this work is grounded is that the image of women created by Duloren lingerie advertisements in 2007 has not pleased the reader/consumer. The Demoníaca campaign was rejected by consumers, for it exposes their most intimate and perverse fetishes of dominating males, connected to images of the devil and made explicit on magazines and websites. Despite recognizing that this desire (and image) exists and is real in conscious and unconscious, they don t like to see them exposed to and in society. Madame D campaign replaces Demoníaca campaign and is accepted by readers/consumers, for this campaign seems to be different, but it actually veils and covers diabolic and fetishist values of women from the former campaign, the new image created by Madame D campaign preserves the same values of the evil and fetishist woman, but less explicitly linked to values from the devileng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/13644/PATRICIA%20MARGARIDA%20FARIAS%20COELHO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semióticapor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectImagem femininapor
dc.subjectFetichismopor
dc.subjectSemiótica discursivapor
dc.subjectAdvertisingeng
dc.subjectWomen s imageeng
dc.subjectFetishismeng
dc.subjectDemonologyeng
dc.subjectDiscursive semioticseng
dc.subjectDemonologiapor
dc.subjectMulheres na propagandapor
dc.subjectPublicidade -- Analise do discursopor
dc.subjectRoupas intimas femininaspor
dc.subjectSemioticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleO fetichismo na publicidade: análise semiótica da campanha Demoníaca da lingerie da marca Dulorenpor
dc.typeTesepor
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