REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/1092
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinheiro, Wesley Moreira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4592674Y6por
dc.contributor.advisor1Las Casas, Alexandre Luzzi-
dc.date.accessioned2016-04-25T16:44:37Z-
dc.date.available2014-01-24-
dc.date.issued2013-12-12-
dc.identifier.citationPinheiro, Wesley Moreira. A influência das redes sociais digitais no processo de captação de alunos no ensino superior. 2013. 139 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/1092-
dc.description.resumoO ensino superior no Brasil apresenta crescimento na demanda por vagas desde o início desse século. Nos últimos anos a concorrência tem aumentando entre as instituições de ensino superior, especialmente entre as de caráter privado. A educação passou de um bem público, para ser tratada também como um bem econômico. A inserção do marketing nas instituições de ensino é notória. E as estratégias de captação de alunos vão ao encontro das redes sociais na internet, sobretudo como uma forma de investimento barata e popular. O problema dessa pesquisa está voltado para a investigação da influência das redes sociais digitais no processo de captação de alunos no ensino superior. Caracterizada como estudo de caso, a pesquisa é enquadrada como quantitativa e qualitativa. Discute como os alunos, recém matriculados, dos cursos de Jornalismo, Propaganda e Publicidade, Rádio, TV e Vídeo e, Relações Públicas, do FIAM-FAAM Centro Universitário, buscam informação, se relacionam pelos sites de relacionamento e, percebem a influência das redes virtuais na sua escolha por uma instituição ou por um curso superior. Os resultados da pesquisa apontam como é possível perceber o boca a boca pelas redes de relacionamento na internet e como o buzz marketing auxilia o processo de promoção. Consequentemente os dados corroboram o entendimento sobre como o uso das redes sociais digitais pode impactar a escolha do aluno, influenciando o processo de captação das instituições de ensino superior no Brasilpt_BR
dc.description.abstractHigher education in Brazil has increased demand for places from the beginning of this century. In recent years competition has increased among higher education institutions, especially among private character . Education has a public good, to be treated also as an economic good. The insertion of marketing in educational institutions is notorious. And the strategies for attracting students have been heavily focused on the social networks on the internet , especially as a form of investment cheap and popular. The problem of this research is aimed to investigate the influence of online social networks in the process of student enrollment in higher education. Characterized as a case study, the research is framed as quantitative and qualitative. Discusses how students newly enrolled in journalism courses, Advertising and Publicity, Radio, TV and Video, and Public Relations FIAM - FAAM University Center, seek information, relate the networks and realize the influence of virtual networks in their choice by an institution or a college. The survey results show how it is possible to generate word of mouth through social networks on the internet and how buzz marketing assists the promotion process. Consequently, the data confirm the understanding as is the use of online social networks can impact the student's choice, influencing the process of uptake of higher education institutions in Brazilen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2264/Wesley%20Moreira%20Pinheiro.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariaispt_BR
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMarketing educacionalpor
dc.subjectBoca a bocapor
dc.subjectRedes sociais na internetpor
dc.subjectEducational marketingeng
dc.subjectBuzz marketingeng
dc.subjectSocial mediaseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleA influência das redes sociais digitais no processo de captação de alunos no ensino superiorpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wesley Moreira Pinheiro.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.