REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11163
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDuarte, Aparecida Rodrigues Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778599P7por
dc.contributor.advisor1Valente, Wagner Rodrigues-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:58:07Z-
dc.date.available2007-11-29-
dc.date.issued2002-08-19-
dc.identifier.citationDuarte, Aparecida Rodrigues Silva. Henri Poincaré e Euclides Roxo: subsídios para a história das relações entre filosofia da matemática e educação matemática. 2002. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/11163-
dc.description.resumoO presente trabalho estuda as relações entre a Educação Matemática e a Filosofia da Matemática, objetivando contribuir para o alcance de uma visão mais abrangente das modificações sofridas pelo ensino secundário brasileiro durante o período compreendido entre 1929 a 1940. Tomamos para a análise desta questão, as propostas educacionais sugeridas pelo professor de Matemática Euclides Roxo, quando buscamos compreender como ocorreu a apropriação dos pensamentos do filósofo matemático Henri Poincaré por este professor brasileiro. Assim, elaboramos uma síntese histórica da Matemática, destacando os fatos que determinaram o aparecimento das três principais correntes filosóficas da Matemática, dentre elas o intuicionismo, defendido por Henri Poincaré. Em seguida, analisamos algumas obras desse filósofo, para finalmente confrontar suas idéias com as de Euclides Roxo. Como conclusão, verificamos que, no período histórico analisado, as relações entre Filosofia da Matemática e Educação Matemática estabeleceram-se por meio de uma intermediação promovida por Euclides Roxo, quando ao fundamentar suas propostas para a renovação do ensino da Matemática na filosofia intuicionista, apropria-se desta mesma filosofia por meio das recomendações pedagógicas de Poincaré. Este trabalho leva em conta também, documentos que se encontram no Arquivo Privado Euclides Roxo - APER, além de livros publicados por esse professor, procurando fazer uma leitura crítica dessa documentação, valendo-nos para tanto, dos ensinamentos da Nova História das Ciênciaspor
dc.description.abstractThe current work studies the associations between the Mathematics Education and the Phylosophy of Mathematics, aiming a contribution to the achievement of a more comprehensive modification suffered by the brazilian secondary teaching during the period held from 1929 to 1940. Educational proposals suggested by the mathematics professor Euclides Roxo were anylised along this issue, when we searched an understanding of how the appropriation of the thoughts of the mathematics phylosopher Henri Poincaré happened by this brazilian professor. Thus, we elaborated a historic mathematics synthesis highlighting facts that determine the appearance of three main phylosophic chains of mathematics, among them, the intuitionism defended by Henri Poincaré. Afterwards we analysed some of this phylosopher works, and finally confronted his ideas to Euclides Roxo's. In conclusion, we ascertained that along the historic period anylised, the associations between the Phylosophy of Mathematics and the Mathematics Education established themselves by means of na intermediation promoted by Euclides Roxo, when basing his proposals of a mathematics teaching renewal on the intuitionist phylosophy, he appropriates the same phylosophy through the pedagogical recommendations of Poincaré. This work also takes documents into account, which were found in the Private File of Euclides Roxo - APER (PFER), besides the books published by this professor, trying to make a critical reading of such documentation, considering the orientations dictated by the New History of Scienceseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24327/dissertacao_aparecida_duarte.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectHistória da matemáticapor
dc.subjectEuclides Roxopor
dc.subjectHenri Poincarépor
dc.subjectMathematics educationeng
dc.subjectHistory of mathematicseng
dc.subjectEuclides Roxoeng
dc.subjectHenri Poincaréeng
dc.subjectPoincare, Jules Henri -- 1854-1912 -- Critica e interpretacaopor
dc.subjectRoxo, Euclides de Medeiros Guimaraes -- 1890-1950 -- Critica e interpretacaopor
dc.subjectEducacao matematicapor
dc.subjectMatematica -- Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleHenri Poincaré e Euclides Roxo: subsídios para a história das relações entre filosofia da matemática e educação matemáticapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_aparecida_duarte.pdf
  Restricted Access
674,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.