REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/1159
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Valéria Cristina dos Santos-
dc.contributor.advisor1Bertero, Carlos Osmar-
dc.date.accessioned2016-04-25T16:44:47Z-
dc.date.available2007-08-31-
dc.date.issued2006-05-16-
dc.identifier.citationRibeiro, Valéria Cristina dos Santos. Knowledge and qualification: a estrategic alliance in the research institutes. 2006. 203 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/1159-
dc.description.resumoPelo presente estudo, buscou-se compreender os institutos de pesquisas vinculados ao Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo Federal, a partir dos anos de 1990. As idéias centrais contidas nesta dissertação configuram-se a partir de elementos teóricos que possibilitam a mediação do objeto de estudo, delimitado na pesquisa e na análise focada na temática do treinamento e desenvolvimento, comportando os seguintes eixos teóricos que o fundamentam: Capacitação/Treinamento e Desenvolvimento; Gestão por Competência; e Gestão do Conhecimento. A construção do trabalho norteou-se pelo objetivo de refletir e construir proposituras para delinear a política de RH, focada no treinamento e desenvolvimento, sendo este capaz de contribuir para a geração e a disseminação do conhecimento produzido nos institutos de pesquisas. O contexto histórico da criação dos institutos de pesquisas, priorizado no conteúdo da dissertação, possibilita ao leitor a compreensão articulada das intenções da política governamental voltada para a área, do desenvolvimento histórico da ciência e tecnologia no Brasil, bem como do conhecimento produzido e suas perspectivas de disseminação para o conjunto da sociedade. A proposta foi compreender a percepção dos tecnologistas e pesquisadores no que se refere ao objeto e à prática institucional, o que se objetivou por meio de pesquisa voltada aos envolvidos diretamente na determinação da geração do conhecimento e sua operacionalidade no âmbito dos institutos. O principal objetivo da presente dissertação e sua contribuição para a reflexão e a reconstrução das estratégias de capacitação é evidenciar, com base nos estudos e análises, as possibilidades reais do treinamento e desenvolvimento, considerando-se dificuldades e possibilidades, sob a perspectiva do compromisso dos institutos de pesquisas e tecnologia de disseminar o conhecimento produzido, de forma efetiva e contínuapt_BR
dc.description.abstractThis work aimed to understand the research institutes linked to the Ministry of Science and Technology of the Federal Government, from the 1990 s on. The central ideas in this dissertation are formed from theoretical elements which enable the mediation of the object of study, delimited in the research and analysis focused on training and development, with the following theoretical axes that base it: Qualification/Training and Development; Management by Competence; and Knowledge Management. This work was guided by the objective of reflecting and constructing proposals to outline the Human Resources Policies, focused on training and development, which can contribute to the production and dissemination of knowledge produced in the research institutes. The historical context of the research institutes creation, which was prioritized in this work content, allows the reader to understand the governmental policies concerning the Human Resources (HR) area, the historical development of the science and technology in Brazil, as well as the knowledge produced and its perspectives of dissemination throughout the society. The proposition is to understand the perception of technologists and researchers regarding the object and institutional practice, by means of research directed to those directly involved in knowledge production and its fulfillment within the institutes. The main objective of this research and its contribution to the reflection and reconstruction of the qualification strategies is to show, based on studies and analysis, the actual possibilities of training and development, considering difficulties and possibilities, under the perspective of the research institutes commitment to disseminating the knowledge produced in the institutes in an effective and continuous manneren_US
dc.description.sponsorshipnenhum-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2451/Dissertacao%20final.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariaispt_BR
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTreinamento e desenvolvimentopor
dc.subjectCapacitaçãopor
dc.subjectGestão por competênciaspor
dc.subjectGestão de conhecimentopor
dc.subjectInstitutos de pesquisaspor
dc.subjectTraining and developmenteng
dc.subjectQualificationeng
dc.subjectManagement by competenceeng
dc.subjectKnowledge managementeng
dc.subjectResearch instituteseng
dc.subjectAdministracao de pessoalpor
dc.subjectPessoal -- Treinamentopor
dc.subjectGestao do conhecimentopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOSpor
dc.titleConhecimento e capacitação: uma aliança estratégica nos institutos de pesquisaspor
dc.title.alternativeKnowledge and qualification: a estrategic alliance in the research instituteseng
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao final.pdf893,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.