REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13716
Tipo: Dissertação
Título: Desafios, questionamentos e práticas de leitura e escrita no Ensino Fundamental II: sequência didática sobre o gênero currículo
Autor(es): Ribeiro, Jessika Gama
Primeiro Orientador: Cavenaghi-Lessa, Angela
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é identificar e compreender os modos de provocar transformações nos processos de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita do gênero currículo em uma turma de 9º Ano do Ensino Fundamental II (EF II) e, como objetivo específico, analisar como se dá a interação por meio de uma sequência didática (SD) sobre o gênero currículo pautada nos conteúdos programáticos de Língua Portuguesa previstos pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Dessa forma, as perguntas que norteiam esta pesquisa são: como a professora-pesquisadora (PP) e os alunos interagem em sala de aula para desenvolver o processo de leitura e de escrita do gênero currículo por meio de uma SD? E a segunda pergunta: que tipos de perguntas e sequências argumentativas foram realizados pelos participantes para desenvolver o processo de leitura e de escrita do gênero currículo? Para lograr os objetivos propostos e responder a estas indagações, esta investigação tem como base teórica a Teoria Sócio-Histórica-Cultural (TSHC), cujo conceito relevante é a concepção de linguagem para a construção do conhecimento por meio das interações sociais (VYGOTSKY, 1934/2007; 1934/2008); o conceito de colaboração crítica proposto por Magalhães (2011). É apresentado também, a proposta de ensino-aprendizagem dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCN-LP) e traz, ainda, a noção genebrina de sequência didática (SD) para a didatização dos gêneros textuais (DOLZ E SCHENEUWLY, 2004). Em termos metodológicos, esta pesquisa pauta-se na Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol), com base em Magalhães (2011); Oliveira e Magalhães (2011) e Ninin (2011; 2013), visando a intervenção no contexto escolar, a compreensão e transformação da práxis por meio do processo reflexivo permeado pela contradição. Em relação à produção de dados, foram gravadas 15 aulas de Língua Portuguesa ministradas pela professora-pesquisadora (PP), em uma turma de 9º ano do EF II. Para análise e discussão dos dados, a referência está na interação com base em Kerbrat-Orecchioni (2006); em Ninin (2013) e os tipos de perguntas; e em Gryner (2000) e a sequência argumentativa. Os resultados da pesquisa apontam que a SD foi fundamental para propiciar atividades significativas e que tivessem sentido para os alunos; além disso, as perguntas, ainda que realizadas somente pela PP, propiciaram sequências argumentativas entre os alunos que, gradativamente foram sendo transformados
Abstract: The general objective of this research is to identify and understand the ways of causing changes in the teaching-learning process of reading and writing curriculum gender in a class of 9th Year of Secondary School (EF II) and as a specific objective to analyze how the interaction happens through a didactic sequence (SD) on the guided curriculum gender in the contents of Portuguese Language provided by São Paulo Municipal Education. Thus, the question that guides this research is how the teacher-researcher (PP) and students interact in the classroom to develop the process of reading and writing curriculum genre through a SD? To achieve the proposed objectives and answer these questions, this research is based on Socio-Historical-Cultural Theory (TSHC), the relevant concept is the language design for the construction of knowledge through social interactions (Vygotsky, 1934 / 2007; 1934/2008); the concept of critical collaboration proposed by Magalhães (2011). It is also presented, the teaching-learning proposal of the National Curricular Parameters for Portuguese Language (PCN-LP) and also brings the Genevan notion of didactic sequence (SD) for didactization of genres (DOLZ And SCHENEUWLY, 2004). In terms of methodology, this research agenda on the Critical Research Collaboration (PCCol), based on Magellan (2011); Oliveira and Magalhaes (2011) and Ninin (2011; 2013), aimed at intervention in the school context, understanding and transformation of praxis through the reflective process permeated by contradiction. For the production data were recorded 15 Portuguese classes taught by the teacher-researcher (PP), in a class of 9th grade. For analysis and discussion of the data, the reference is in the interaction based on Kerbrat-Orecchioni (2006); in Ninin (2013) and the types of questions; and Gryner (2000) and the result of argument. The survey results indicate that the SD was essential to provide meaningful activities and that can apply to students; Furthermore, the questions, even if carried out only by PP, propitiated argumentative sequences between students that were gradually being transformed
Palavras-chave: Sequência didática
Tipos de perguntas
Sequência argumentativa
Interação
Didactic sequence
Types of questions
Argumentative sequences
Interaction
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Lingüística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Ribeiro, Jessika Gama. Desafios, questionamentos e práticas de leitura e escrita no Ensino Fundamental II: sequência didática sobre o gênero currículo. 2015. 317 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13716
Data do documento: 27-Jan-2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jessika Gama Ribeiro.pdf2,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.