REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13951
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFazio, Bernardete Spessoto Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4251019J9por
dc.contributor.advisor1Freire, Maximina Maria-
dc.date.accessioned2016-04-28T18:23:42Z-
dc.date.available2008-06-05-
dc.date.issued2008-05-08-
dc.identifier.citationFazio, Bernardete Spessoto Rodrigues. Aluno letrado, professor iletrado digitalmente?: reflexões sobre a docência de inglês em cursos superiores de informática. 2008. 81 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/13951-
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo descrever e interpretar o fenômeno da prática docente de professores universitários de inglês que se percebem iletrados digitalmente e que ministram aulas para alunos que consideram digitalmente letrados. Trata-se, portanto, de um estudo que visa a refletir sobre a prática pedagógica e sobre questões de letramento digital que emergem quando se torna necessário inserir o computador como mediador em aulas de língua inglesa, ministradas de acordo com a Abordagem Instrumental. Esta pesquisa se fundamenta nos conceitos de reflexão (Dewey,1933, 1938,1967; Perrenoud, 2002; Schön, 1983,1987,1992,2000), de letramento digital (Buzato, 2001; Soares,2002), e nos pressupostos da Abordagem Instrumental ao ensino-aprendizagem da língua inglesa (Hutchinson & Waters,1987; Strevens,1988; Robinson, 1991; Dudley Evans & St. John, 2000; Ramos, 2005; Celani, 2005). A abordagem metodológica utilizada é a hermenêutico-fenomenológica (van Manen, 1990; Ricouer, 1986/2002; Freire, 2006,2007). A descrição e a interpretação do fenômeno em foco partem de registros textuais (narrativa e entrevista) de duas professoras sobre as experiências que viveram no Ensino Superior e sobre como buscam lidar com sua falta de letramento digital para atender as demandas da tecnologia, da instituição e de seus alunos. Os resultados da pesquisa indicam que busca e reflexão são os temas que constituem a manifestação do fenômeno investigado, revelando sua natureza, sua identidade. Tais resultados podem contribuir para que docentes de inglês reflitam sobre questões de letramento digital e sobre a Abordagem Instrumental aplicada a contextos universitários em que professores e alunos têm conhecimento e domínio diferenciado do uso de recursos tecnológicospor
dc.description.abstractThis study aims at describing and interpreting the classroom practice of English teachers who perceive themselves as digitally illiterate while evaluating their university Technology students as digitally literate. By addressing such a phenomenon of lived experience, this investigation therefore aims at reflecting upon teaching practice and digital literacy issues that emerge from instructional contexts in which computers must be used as mediators in ESP classes. To achieve its purpose, this study is founded on the concepts of reflection (Dewey, 1933, 1938, 1967; Perrenoud, 2002; Schön, 1983, 1987, 1992, 2000), digital literacy (Buzato, 2001; Soares, 2002) and English for Specific Purposes (Hutchinson & Waters, 1987; Strevens, 1988; Robinson, 1991; Dudley Evans & St. John, 2000; Ramos, 2005;Celani, 2005). The methodological approach adopted is the hermeneutic-phenomenological one (van Manen, 1990; Ricouer, 1986/2002; Freire, 2006, 2007). The phenomenon description and interpretation emerged from two teachers textual registers (narrative and interview) on their university teaching experiences in Technology courses and on the way they deal with their perceived digital illiteracy in order to fulfill the institutions and learners demands. This research results indicate that searching and reflection are the themes that constitute the phenomenon on focus, thus revealing its nature, its identity. Such outcomes may provide teachers of English with input to reflect upon digital literacy and upon the ESP approach applied to university contexts in which teachers and students have a different level of knowledge and expertise in managing technological resourceseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30787/Bernardete%20Spessoto%20Rodrigues%20Fazio.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLingüísticapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLetramento digitalpor
dc.subjectDocência de inglêspor
dc.subjectCurso de informáticapor
dc.subjectAbordagem instrumentalpor
dc.subjectDigital literacyeng
dc.subjectEnglish teachingeng
dc.subjectInformatics courseeng
dc.subjectEnglish for specific purposeseng
dc.subjectLingua inglesa -- Estudo e ensino -- Ensino auxiliado por computadorpor
dc.subjectProfessores de ingles -- Formacao profissionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.titleAluno letrado, professor iletrado digitalmente?: reflexões sobre a docência de inglês em cursos superiores de informáticapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bernardete Spessoto Rodrigues Fazio.pdf443,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.