REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
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dc.creatorPavani, Leysiane Cristina-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133663U7por
dc.contributor.advisor1Celani, Maria Antonieta Alba-
dc.date.accessioned2016-04-28T18:24:11Z-
dc.date.available2009-10-07-
dc.date.issued2009-08-27-
dc.identifier.citationPavani, Leysiane Cristina. Os contos infantis no ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira. 2009. 103 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/14110-
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva analisar o ato de contar histórias para crianças em sala de aula de língua inglesa como um instrumento para a aprendizagem com enfoque na participação e interação do grupo. A coleta de dados para a pesquisa foi realizada em uma sala de aula de uma Escola Estadual de Tempo Integral, com um grupo de dezoito (18) crianças entre oito (8) e nove (9) anos de idade. Os dados foram coletados no período de um semestre, por meio de gravações em vídeo, entrevista e desenhos feitos pelos alunos. O estudo está embasado na perspectiva sócio-histórico-cultural desenvolvida fundamentalmente por Vygotsky, autor que considera o sujeito como ser histórico-social e cultural que tem na presença do outro um importante parceiro da situação de comunicação e construção de conhecimento. Também são discutidas as concepções de ensino-aprendizagem na teoria postulada por Vygotsky (1933/2006, 1934/2005); a brincadeira no aprendizado e a Zona de Desenvolvimento Proximal (Vygotsky, 1930/2006), concepção de linguagem de Bakhtin (1929/2004, 1979/2003); concepções de ensino-aprendizagem de língua estrangeira de Kumaravadivelu (2006, 2003) e Canagarajah (2002), nos estudos da educação reflexivo-crítica apresentados por Celani (1998, 2001; 2003; 2004); e os contos de fadas como instrumento de interação (Applebee, 1978; Pflaum, 1986). Os resultados obtidos a partir da análise dos dados revelam que as crianças, apoiadas no gênero conto de fadas já constituído em língua materna, passam a construir conhecimento em língua estrangeira. Através da análise, pode-se observar também o movimento interativo e a participação dos integrantes na construção do conhecimentopor
dc.description.abstractThe objective of this study is to analyse the event telling stories in English in the classroom, as an instrument for learning with a focus on the participation and interaction of the group. The collection of data for the research took place in a classroom in a state Escola de Tempo Integral State School of Integral Time, with a group of eighteen eight to nine years old children. The data were collected in the period of one semester, through video recordings, interviews and drawings made by the students. The study is based in the partner-historical-cultural perspective developed fundamentally by Vygotsky, who sees the subject as historical-socio-cultural that has in the presence of the other an important partner in the communication situation and in knowledge construction. The teaching-learning conceptions are also discussed in the theory postulated by Vygotsky (1933/2006, 1934/2005); the role of games in learning and the Zone of Proximal Development (Vygotsky, 1930/2006). The conception of language according to Bakhtin (1929/2004, 1979/2003); conceptions of foreign language teaching-learning of Kumaravadivelu (2006, 2003) and Canagarajah (2002), studies of reflexive teacher education presented by Celani (1998, 2001; 2003; 2004); and fairy stories as an interaction instrument (Applebee, 1978; Pflaum, 1986)are also foundation for the study. The results obtained reveal that the children, relying on the gender fairy story, already constituted in the first language, start to build knowledge in the foreign language. Through the analysis, the interactive movement and the participation of the members of the group can also be observed in the construction of knowledgeeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29395/Leysiane%20Cristina%20Pavani.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLingüísticapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectContos de fadaspor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectLingua inglesa -- Estudo e ensino -- Falantes estrangeirospor
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.titleOs contos infantis no ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeirapor
dc.typeDissertaçãopor
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