REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14284
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMatheus, Claudia Marques-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4335356T5por
dc.contributor.advisor1Elias, Vanda Maria da Silva-
dc.date.accessioned2016-04-28T19:33:45Z-
dc.date.available2014-03-14-
dc.date.issued2014-02-20-
dc.identifier.citationMatheus, Cláudia Marques. Escrita e coerência no Facebook: análise de uma experiência em sala de aula . 2014. 97 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/14284-
dc.description.resumoNesta dissertação, objetivamos analisar a coerência da escrita produzida no Facebook. Com base em estudos do texto situados no campo da Linguística Textual e em estudos da escrita em contexto digital, procedemos à análise de um corpus composto por comentários postados na rede social Facebook por alunos do ensino fundamental II, em resposta a uma atividade proposta pela escola, considerando que o texto envolve aspectos linguísticos, cognitivos, culturais, sociais e interacionais e, como tal, apresenta muita implicitude em sua constituição e considerando, ainda, que a coerência diz respeito à produção de sentidos baseada na relação estabelecida entre materialidade linguística do texto e conhecimentos compartilhados pelo escritor e leitor. Os resultados indicam que, nas mensagens postadas pelos alunos no Facebook em resposta à atividade escolar, a focalização de diferentes aspectos relacionados ao tema em discussão contribuiu para a manutenção e a progressão temática e, por conseguinte, para a construção da coerência da escrita em redepor
dc.description.abstractIn this dissertation, our aim is to analyze the written coherence of Facebook posts. Based on text studies related to Textual Linguistics and also on studies related to writing in digital context, we proceed to the analysis of a compound corpus by posted comments on Facebook social network by Junior High School students, in answer to na activity that was proposed by school, considering that the involves linguistic, cognitive, cultural, social and interracial aspects, and so, it presents a large amount of implicitness in its constitution and yet considering, that coherence is related to senses production based on relation between text linguistic materiality and shared knowledge by reader and writer. The results of this survey indicate that, in writing produced on the net such as what occurs on Facebook context, the students made comments related to the activity main theme. The results indicate that, the posted messages on Facebook by students in answer to the escolar activity, the focalization of different aspects related to the theme in discussion have contributed to the maintenance and thematic progression, therefore, to the construction of net writing coherenceeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29591/Claudia%20Marques%20Matheus.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLíngua Portuguesapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscrita digitalpor
dc.subjectCoerênciapor
dc.subjectFacebookpor
dc.subjectDigital writingeng
dc.subjectCoherenceeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleEscrita e coerência no Facebook: análise de uma experiência em sala de aulapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Claudia Marques Matheus.pdf4,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.