REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14511
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Cássia Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4594910H0por
dc.contributor.advisor1Marquesi, Sueli Cristina-
dc.date.accessioned2016-04-28T19:34:26Z-
dc.date.available2008-06-17-
dc.date.issued2008-05-19-
dc.identifier.citationSantos, Cássia Oliveira. Do dialogismo ao letramento: perspectivas para a leitura significativa na EJA. 2008. 183 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/14511-
dc.description.resumoEste trabalho insere-se na linha de pesquisa de Leitura, Escrita e Ensino de Língua Portuguesa e tem como tema o estudo da expansão do grau de letramento de um sujeito já alfabetizado e estudante do Ensino Fundamental II da Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio do ensino de uma leitura significativa, desenvolvido no âmbito escolar. Temos como objetivo central contribuir com os estudos do letramento ao associá-lo aos estudos dialógicos e enunciativos de Mikhail Bakhtin e de Paulo Freire, que compreendem a interação discursiva entre o(s) sujeito(s) e o mundo. Temos como objetivos específicos contribuir para o ensino da leitura significativa, desenvolvida nas aulas de Língua Portuguesa, ministradas para os(as) alunos(as) da EJA, e, contribuir para o ensino da leitura significativa na escola pública, instituição em que trabalhamos e onde acreditamos que seja possível desenvolver um trabalho voltado para o ensino dessa leitura. Ao discutirmos a importância de um ensino voltado à leitura significativa em sala de aula. Assim propomos uma análise em torno do enunciado eu te amo, tendo como base o contexto de interação, o dialogismo e a multiplicidade de sentidos. Sugerimos, ainda, duas atividades de leitura que, acreditamos, possam ser trabalhadas na EJA, e que consideram a dimensão social e discursiva da linguagem, bem como as práticas letradas dos sujeitos envolvidos em qualquer situação discursiva de comunicação. A pesquisa realizada nos possibilitou propor um diálogo entre a EJA, os estudos do letramento e os princípios teóricos de Bakhtin e de Freire. Defendemos que a leitura proficiente vai além do código lingüístico, puro e simples, e que ela se efetiva por meio de fatores como o contexto de interação, os recursos dialógicos e a multiplicidade de sentidospor
dc.description.abstractThis work is in search line of Reading, Writing and Teaching of the Portuguese language and has as theme the study of the expansion of the degree of literacy of a person that is already literate in the Student Elementary School II of the Youth and Adults Education (YAE), through the teaching of meaningful reading, developed under school. We have as a central objective to contribute to the studies of the literacy associating it to dialogical studies and enunciates of Mikhail Bakhtin and Paulo Freire, who understand the interaction between the person s discourse and the world. We have as specific objectives to contribute to the teaching of meaningful reading, developed in the Portuguese Language classes, taught for the students (YAE), and contribute to the teaching of meaningful reading in State School, an institution in which we work and where we believe that we can develop a work dedicated to the teaching of that reading. In discussing the importance of an education geared to the meaningful reading in the classroom, we propose an analysis on the statement I love you, based on the context of interaction, the dialogism and the multiplicity of ways. We suggest, also, two activities of reading that, we believe, can be worked in the (YAE), and they consider the social dimension and discursive of language, as well as the literate practices of the involved people in any situation of speech communication. The research enabled us propose a dialogue between the (YAE), studies of literacy and the theoretical principles of Bakhtin and Freire. We, therefore, that proficient reading goes beyond the linguistic code, pure and simple, and it is effective through factors such as the context of interaction, dialogical resources and the multiplicity of wayseng
dc.description.sponsorshipSecretaria da Educação do Estado de São Paulo-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30033/Cassia%20Oliveira%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLíngua Portuguesapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEJApor
dc.subjectLeitura significativapor
dc.subjectLetramento e interação discursivapor
dc.subjectYAEeng
dc.subjectMeaningful readingeng
dc.subjectLiteracy and discursive interactioneng
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectLingua portuguesa -- Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleDo dialogismo ao letramento: perspectivas para a leitura significativa na EJApor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cassia Oliveira Santos.pdf564,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.