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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14549
Tipo: | Dissertação |
Título: | A palavra escrita e os processos de produção de sentidos: permanências e rupturas entre o passado e o presente - o ensino-aprendizagem em foco |
Autor(es): | Santos, Emerson Régio dos |
Primeiro Orientador: | Turazza, Jeni da Silva |
Resumo: | A Dissertação se situa na interface das linhas de pesquisa História e Descrição da Língua Portuguesa e, Escrita e Ensino de Língua Portuguesa do Programa de Estudos Pós- Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, razão pela qual o tema desenvolvido o ensino e a aprendizagem da palavra escrita - foi orientado por um olhar historiográfico. O foco desse olhar, fundado numa perspectiva digressiva, possibilitou resgatar pela história da invenção do alfabeto os marcos da cognição social que orientaram o ensino e a aprendizagem da palavra escrita, nas chamadas formações sócio-culturais históricas, que tipificam a Civilização da escrita e, ainda hoje, orientam o seu ensino formal nas sociedades contemporâneas. A permansividade desses marcos é assegurada por estratégias de caráter político-econômico que não só mistificaram e sacralizaram a palavra escrita, para instituírem a crença de que poucos homens aqueles dotados de dons especiais poderiam se aventurar na arte da interpretação da palavra escrita: um bem cultural da humanidade cuja função é registrar conhecimentos de mundo produzidos no fluxo da história (cf. Capítulo I). A instituição escolar, por meio de um modelo pedagógico de caráter instrumental, tem assegurado essa crença, circunscrevendo o ensino da palavra escrita pelos parâmetros da gramática tradicional contemporânea que pressupõe uma didática da composição escrita em que a língua é focalizada em seus diversos subsistemas: fonológico, morfológico, sintático, ortográfico. O pressuposto de ser a língua uma estrutura homogênea subvaloriza sua diversidade de usos, por um lado e, por outro, reduz o estudo do texto à aplicação de regras oracionais a ele aplicadas e utiliza estratégias de memorização dessas regras que têm os clássicos da literatura oficial como modelo de composição textual. Essas mesmas estratégias estão inscritas nos cursos de formação de professores de quem se cobra, hoje, a recontextualização de práticas de ensino voltadas para a formação proficiente de crianças e jovens capazes de incorporar às suas práticas discursivas cotidianas o uso da palavra escrita. Todavia, as relações de saber do professor não lhe permitem reinterpretar suas relações com o saber ensinar a língua em situação de uso, em que os conhecimentos lingüísticos funcionem como recursos para os processos de produção textual. A essas questões acrescenta-se, no caso da sociedade brasileira, um modelo fundador de um ensino escolar bipartido, cujos marcos carregam consigo as matrizes do pacto colonial de que se originou uma escola para os filhos dos colonizados, voltada para o mercado de trabalho e outra para os filhos dos colonizadores, destinada para o exercício de profissões de prestígio ou para o exercício do poder. Mesmo depois de incorporar o processo civilizatório fundador das sociedades industriais e termonucleares e se inserir na chamada era de transmissão de sinais à distância , esse velho modelo escolar não carrega consigo a força necessária para se auto reconstruir (cf. Capítulo II). Assim, no capítulo III, apresenta-se um estudo voltado para a compreensão de escritas de leituras, cujos resultados possibilitaram pressupor estratégias que facultam a extensão de conhecimentos prévios de aprendentes da língua escrita em uso. Essas estratégias, fundamentadas pelos quadros da lingüística contemporânea apontam que a proficiência de produção textual tem a palavra como ponto de partida, desde que focalizada como palavra mágica : aquela cuja força compreensiva e interpretativa pode criar novos homens para um novo mundo |
Abstract: | The Dissertation falls within the interface of the research lines History and Description of the Portuguese Language and Portuguese Language Writing and Teaching of the Post-Graduate Studies Program in Portuguese Language of Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, reason why the issue discussed the teaching and the learning of the written word was guided by a historiographic view. The focus of this look, founded on a digressive perspective, enabled the rescuing by the alphabet invention history the milestones of the social cognition that guided the teaching and the learning of the written word, in the so-called historical social-cultural formations, which typify the writing Civilization, and, even today, guide its formal teaching in the contemporaneous societies. The permanence of these milestones is ensured by political-economical strategies that not only mystified and made the written word sacred, to institute the belief that a few men those who were specially "gifted" - could adventure in the art of the interpretation of the written word: a cultural asset of the humanity whose function is to register world knowledge produced in the history flow (according to Chapter I). The school institution, through a pedagogic model of instrumental character, has ensured this belief, circumscribing the written word teaching by the parameters of the contemporaneous traditional grammar that presupposes a didactic of the written composition in which the language is focused on its several sub-systems: phonological, morphological, syntactic, orthographic. The presupposition that the language is a homogeneous structure undervalues its diversity of uses, on the one hand, and, on the other hand, it reduces the study of the text to the application of phrasal rules applied to it and uses memorization strategies of these rules that use the official literature classics as a model of textual composition. These same strategies are within the teachers formation courses from whom it is demanded, today, the re-contextualization of teaching practices aimed at the proficient graduation of children and youngsters capable of incorporating the use of the written word into their daily discursive practices. However, the teacher s knowing relationships do not allow him to reinterpret his relationships with knowing how to teach the language in a use situation, where the linguistic knowledge work as resources for the textual production processes. It is added to these questions, in the case of the Brazilian society, a founding model of a bipartite school teaching, whose milestones bring alone the matrices of the colonial pact which gave origin to a school for the children of the colonized, aimed at the work market and another one for the colonizers children, aimed at the exercise of prestige professions or to exercise the power. Even after incorporating the civilization process founder of the industrial and thermonuclear societies and being inserted within the layer of the socalled era of the distance sign transmission , this old school model does not carry with itself the necessary strength to rebuild itself (as per Chapter II). In this manner, in Chapter III, it is presented a study aimed at the understanding of the reading writings, whose results enabled the presupposition of strategies that enable the extension of previous knowledge of learners of the written language in use. These strategies, supported by the contemporaneous linguistics scenarios, show that the textual production proficiency has the word as its starting point, as long as focused on as magic word : that one whose understanding and interpretative power can create new men for a new world |
Palavras-chave: | Léxico Ensino Escrita Lexicon Teaching Writing Lingua portuguesa -- Estudo e ensino Lingua portuguesa -- Portugues escrito |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Língua Portuguesa |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa |
Citação: | Santos, Emerson Régio dos. A palavra escrita e os processos de produção de sentidos: permanências e rupturas entre o passado e o presente - o ensino-aprendizagem em foco. 2009. 228 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14549 |
Data do documento: | 2-Fev-2009 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa |
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