REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14616
Tipo: Dissertação
Título: Gêneros digitais em manuais didáticos de língua portuguesa
Autor(es): Barbosa, Ceci Maria de Oliveira Coêlho
Primeiro Orientador: Elias, Vanda Maria da Silva
Resumo: Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa Leitura, Escrita e Ensino de Língua Portuguesa e tem como tema a análise da abordagem de gêneros digitais em manuais didáticos de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental ciclo II (5ª a 8ª séries). Para a realização desta pesquisa na perspectiva bakhtiniana de gêneros do discurso (cf. Bakhtin 2003 [1979]), em consonância com os pressupostos teóricos atuais para o ensino de Língua Portuguesa que favorece uma postura mais reflexiva em relação à linguagem e devido à importância do estudo de gêneros do discurso que se tornou bastante difundida a partir da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais no final da década de 1990. O corpus da pesquisa constitui-se de três coleções de Livros Didáticos selecionadas dentre as 24 aprovadas pelo Programa Nacional de Livros Didáticos de 2008, constantes no Guia de Livros Didáticos de 5ª a 8ª séries, publicado em 2007. Com os resultados obtidos durante a análise, pudemos observar que os autores dos livros didáticos selecionados lançam mão de materiais referentes aos gêneros digitais e à Internet em suas coleções. Podemos concluir que um grande passo foi dado para a inserção das novas tecnologias no ambiente escolar
Abstract: This dissertation is inserted in the research line of Reading, Writing and Portuguese Teaching and its main purpose is to analyze the treatment given to the digital genre school-books In Portuguese used in Ensino Fundamental II (two last years of Elementary School and three first years of High School in American educational system). Supported by discourse genres studies, especially the ones produced on the computer screen, the research has as its corpus material selected from three school-books collection, approved by the Programa Nacional de Livros Didáticos (School-books National Program) of 2008, found in the Guia de Livros Didáticos (School-books Guide) from 5th to 8th grade, published in 2007. Methodologically, we adopted as procedure, at a first moment, the selection of reading and writing activities directed to digital genres in each of the three collections and, at a second moment, the analysis of the obtained data, supported by the studies about discourse genres, in general, and digital genres, specifically. The research results indicate that school-books approach digital genres, but not in a meaningful way. Teachers, therefore, have great challenges to face in order to contribute to the effective insertion of these genres in school and to render the students capability to deal with the digital genres
Palavras-chave: Gêneros do discurso
Contexto digital
Manuais didáticos
Digital genres
Reading
Writing
Portuguese as Mother Language teaching
Lingua portuguesa (Ensino fundamental) -- Estudo e ensino
Livros didaticos
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Língua Portuguesa
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Barbosa, Ceci Maria de Oliveira Coêlho. Gêneros digitais em manuais didáticos de língua portuguesa. 2009. 174 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14616
Data do documento: 11-Dez-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ceci Maria de Oliveira Coelho Barbosa.pdf15,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.