REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Atuariais
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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação dos impactos às competências dos profissionais contábeis após o projeto SPED
Autor(es): Aguiar, Gisleise Nogueira de
Primeiro Orientador: Galegale, Napoleão Verardi
Resumo: O mercado globalizado tem convidado os profissionais de diversas áreas a evoluir de forma idêntica à velocidade da tecnologia e da nova economia. Essas alterações certamente resultarão em mudanças de paradigma, alterações das competências e de imagem perante as organizações, para os profissionais da contabilidade. Como propulsor desse novo cenário, o Governo brasileiro desenvolveu o Sistema de Escrituração Digital (SPED), cujo principal objetivo é substituir os procedimentos contábeis e fiscais das empresas por controles digitais, com o intuito de aperfeiçoar a gestão da arrecadação. Nesse contexto, o profissional contábil deverá redirecionará suas atividades apoiando-se no que há de mais avançado em tecnologia e desempenhar o papel de integrador das informações. O presente estudo teve como objetivo avaliar os impactos gerados às competências dos profissionais contábeis após o projeto SPED, na percepção de especialistas da área. Como metodologia utilizou-se da pesquisa de campo, realizada com 17 líderes do projeto SPED, sendo todos profissionais da área contábil. A pesquisa evidencia que ainda há um dispêndio de tempo desses profissionais com a geração de informes fiscais e contábeis. No entanto, existem expectativas de redução desse tempo com a evolução do projeto SPED, assim como prover maior disponibilidade do profissional para estudo e desenvolvimento de novas competências. Além disso, a pesquisa salienta possíveis alterações na imagem do profissional exercendo a sua função real no mundo digital, que é contribuir para melhoria da sociedade como todo
Abstract: The global market has invited professionals from diverse fields to evolve similarly to the speed of technology and the new economy. These changes will certainly result in paradigm shifts, changes in skills and image in organizations, for accounting professionals. As buster for the new scenario, the Brazilian government has developed the Digital Bookkeeping Public System (SPED), whose main goal is to replace the accounting and fiscal procedures of the companies for digital controls in order to improve the management of the levy. In this context, the professional accounting should redirect its activities relying on what is most advanced in technology and act as an integrator of information. This study aimed to assess the impacts to obtain the skills of accounting after the project realization by SPED specialists. The methodology we used field survey, conducted with 17 project leaders SPED, and all accounting professionals. The survey shows that there is still a waste of time these professionals with the generation of tax and accounting reports, however there are expectations of reduction of the time with the evolution of the project SPED, and as well as providing greater availability of professional study and development of new skills. In addition, the research highlights possible changes to the image of the professional performing its actual function in the digital world, which is contributing to improving society as a whole
Palavras-chave: SPED
Sistema de escrituração digital
Competências dos profissionais contábeis
Profissional contábil
System of digital bookkeeping
Accounting and Skills for professional development
Professional Accounting
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Ciências Cont. Atuariais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e Atuariais
Citação: Aguiar, Gisleise Nogueira de. Avaliação dos impactos às competências dos profissionais contábeis após o projeto SPED. 2012. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Cont. Atuariais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1486
Data do documento: 23-Fev-2012
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