REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16250
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamalho, Mara Lúcia-
dc.contributor.advisor1Aguiar, Wanda Maria Junqueira de-
dc.date.accessioned2016-04-28T20:57:04Z-
dc.date.available2007-09-11-
dc.date.issued2006-06-12-
dc.identifier.citationRamalho, Mara Lúcia. Uma análise do processo de constituição do professor leitor: os sentidos e significados produzidos. 2006. 154 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/16250-
dc.description.resumoEssa pesquisa teve como objetivo, a partir da fala dos docentes, analisar os sentidos e significados produzidos por professores sobre as práticas de leitura. Prática de leitura pode ser conceituada como a ação de ler, que implica, não só na decodificação dos signos lingüísticos impressos, mas para, além disso, na atribuição de significados e sentidos aos fatos que se lhe apresentam. Este conceito possibilita o entendimento da leitura como um processo que extrapola a mera decodificação de textos escritos. Tendo em vista o objetivo proposto, optou-se como metodologia por uma pesquisa de campo, cujo referencial teórico-metodológico está pautado na Psicologia Sócio-Histórica. Para a obtenção das informações optou-se por entrevistas semi-estruturadas e recorrentes, como também uma narrativa de história de vida. Como sujeitos foram selecionadas duas professoras, participantes do Curso Normal Superior-Veredas e foi realizada com cada uma delas três entrevistas (uma narrativa de história de vida e duas entrevistas semi-estruturadas). As reflexões finais dessa pesquisa apontam para a necessária ampliação dos conceitos práticas de leitura e leitura; para a constituição de um olhar sobre o processo de formação de formadores que contemple a vivência das diferentes práticas de leitura; para a importância da participação não só da escola na formação de leitores, mas também da família e da comunidade. Aponta também que somente a participação dos sujeitos analisados no Curso Normal Superior Veredas não alterou os sentidos produzidos pelos mesmos em relação à ação de lerpor
dc.description.abstractThe objective of the present research is to analyze, based on teachers talking, the meaning and significance produced by them about reading practices. Reading practices can be considered as the reading action, which implies not just the decodification of written language signals, but also the attribution of meaning and significance to the facts that are being presented. This concept makes it possible to understand reading as a process that surpasses the mere decoding of written texts. In view of the considered objective, field research was chosen as the methodology, whose referential theoretic methodology is based on socio-historical psychology. Information was gathered using semi-structured and recurrent interviews as well as life history narrative. Two teachers were chosen as subjects who were participants in the Normal Undergraduate Course Veredas. Three interviews were conducted with each of them (a life story narrative and two semi-structured interviews). The final considerations of the research point to the need to magnify the concepts of practical reading and reading; for the constitution of a vision over the preparation process of educators that contemplates the diverse reading practices; for the importance of the participation of not only the school in the preparation of readers, but also the family and the community. The study also points out that the analyzed subjects in the Normal Undergraduate Course-Veredas participation alone did not modify their sense of meaning regarding the act of readingeng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32393/Dissertacao%20Mestrado%20Mara%20Ramalho.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPsicologia sócio-históricapor
dc.subjectPráticas de leiturapor
dc.subjectConstituição de leitorespor
dc.subjectProfessores -- Formacao profissionalpor
dc.subjectLeitorespor
dc.subjectProfessores -- Livros e leiturapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleUma análise do processo de constituição do professor leitor: os sentidos e significados produzidospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Mestrado Mara Ramalho.pdf406,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.