REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/17251
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorArtioli, Ana Lucia-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700203J4por
dc.contributor.advisor1Lane, Silvia Tatiana Maurer-
dc.contributor.advisor-co1Guedes, Maria do Carmo-
dc.date.accessioned2016-04-29T13:31:51Z-
dc.date.available2008-06-06-
dc.date.issued2008-05-08-
dc.identifier.citationArtioli, Ana Lucia. Reação emocional do professor na relação com o aluno com deficiência. 2008. 129 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/17251-
dc.description.resumoA inclusão do aluno com deficiência em classe comum é uma tendência educacional nacional, amparada legalmente e amplamente discutida no meio acadêmico, mas com dificuldades quanto a sua efetivação. Com a preocupação na formação de educadores e sabedores que a afetividade está presente e influencia a relação professor-aluno, o presente estudo, desenvolvido numa perspectiva sócio-histórica, objetivou conhecer e analisar a reação emocional de professores sobre e na presença de alunos com deficiência incluídos em classes comuns de escolas regulares estaduais da cidade de Cuiabá-MT. Selecionamos quatro professores de três escolas por meio da aplicação da escala F de Adorno e colaboradores e escala P de Crochik, sendo dois com os maiores e dois com menores graus de manifestação de preconceito. Realizamos observação em sala de aula e entrevista com os quatro pares de docentes e seus alunos indicados por eles com deficiência: P1 tinha um aluno com deficiência física (A1), P2 aluno cego (A2), P3 dois alunos cegos (A3 e A4) e P4 duas alunas surdas (A5 e A6). Os resultados indicaram significativa diferença entre os docentes com maior preconceito (P1 e P2) quando comparados com os de menor manifestação de preconceito (P3 e P4). Dessa forma, a afetividade do professor deve estar contemplada na discussão do planejamento pedagógico da escola, na educação continuada e na formação de educadores, visto a sua importância para o processo ensino-aprendizagem pela relação docente educando com deficiência ou nãopor
dc.description.abstractIncluding students with deficiency in common class is a national education tendency aided legally and thoroughly discussed in the academic middle, but with difficulties for its accomplishment. Concerned about the educators' formation and informed that the affectivity is present and it influences the teacher-student relationship, the present study, that was developed in a social and historical perspective, aimed to know and to analyze the teachers' emotional reaction on and in the students' presence with deficiency included in common classes of state regular schools in the city of Cuiabá-MT. We selected four teachers of three schools through the application of the Adorno´s F scale and collaborators and Crochik´s P scale, being two with the largest and two with the smallest degrees of prejudice manifestation. We accomplished observation in classroom and interview with four pairs of teachers and the students indicated for them wit h deficiency: P1 had a student with physical deficiency (A1), P2 blind student (A2), P3 two blind students (A3 and A4) and P4 two deaf students (A5 and A6). The results indicated significant difference among the teachers with larger prejudice (P1 and P2) when compared with the one of smaller prejudice manifestation (P3 and P4). In that way, the teacher's affectivity should be contemplated in the discussion of the pedagogic planning of the school, in the continuous education and in the educators' formation, due to the importance for the teaching-learning process for the teacher-student relationship with deficiency or noteng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Mato Grosso-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/36172/Ana%20Lucia%20Artioli.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação escolar inclusivapor
dc.subjectAfetividadepor
dc.subjectPreconceitopor
dc.subjectInclusive school educationeng
dc.subjectAffectivityeng
dc.subjectPrejudiceeng
dc.subjectCriancas deficientespor
dc.subjectProfessores de educacao especialpor
dc.subjectProfessores e alunospor
dc.subjectEducacao inclusivapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALpor
dc.titleReação emocional do professor na relação com o aluno com deficiênciapor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Lucia Artioli.pdf637,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.