REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Atuariais
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dc.creatorRossetto, Ana Cláudia-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717350A3por
dc.contributor.advisor1Santos, Neusa Maria Bastos Fernandes-
dc.date.accessioned2016-04-25T18:40:38Z-
dc.date.available2009-07-06-
dc.date.issued2009-05-11-
dc.identifier.citationRossetto, Ana Cláudia. Governança corporativa em instituições de ensino superior particular: um estudo das instituições que abriram seu capital na Bovespa e aderiram às boas práticas de governança corporativa. 2009. 207 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Cont. Atuariais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/1730-
dc.description.resumoA governança corporativa vem sendo alvo de estudos em diversas áreas de negócios. Sendo uma forma de gestão que proporciona aos shareholders e/ou stakeholders da empresa uma maior transparência, eqüidade de tratamento, prestação de contas e responsabilidade social. É uma forma de ajudar essas empresas a se manterem competitivas no mercado, com sustentabilidade, desenvolvendo novas estratégias que garantam a longevidade das empresas. Como não poderia deixar de acontecer, o ramo da educação também está despertando para essa necessidade de aderir às boas práticas de governança e algumas IES já estão abrindo seu capital na BOVESPA. É uma maneira de proporcionar maior transparência na gestão, conseguir investimentos e captação de recursos menos onerosos para as instituições. Além do fato de estarem expandindo seus negócios e melhorando o funcionamento da IES como um todo. É o caso das instituições de ensino superior privadas pesquisadas nesse estudo: Anhanguera Educacional, Estácio Participações S.A., Kroton Educacional e Sistema Educacional Brasileiro (SEB S.A.). O objetivo do trabalho foi verificar quais as perspectivas dessas IES após a adesão à governança corporativa e abertura de seus respectivos capitais, por meio de suas estratégias, o que elas consideram como fator de risco, os pontos fortes dessas instituições e a evolução de suas ações desde a abertura do capital. Também foi levantado o ambiente externo que cerca e regulamenta o setor da educação e elencado alguns passos para quem deseja implantar governança corporativa, segundo especialistas da áreapor
dc.description.abstractThe corporate governance has been studied in several business areas as being a management resource that provides to the company's shareholders and/or stakeholders a greater clarity, equal treatment, accountability, and social responsibility. It is an initiative to help these companies to remain competitive in the market, with sustainability, by developing new strategies that assure the organizations' longevity. As an obvious result, the education sector is also waking up to the necessity of having best practices for governance; and some Brazilian Institutes of Higher Education have already been going public on the BOVESPA. This is a manner to provide greater management clarity and, then, achieve investments and fundraising that would be less onerous for the institutions. Besides the fact that they are expanding their business and improving the Brazilian Institutes of Higher Education activities as a whole. It is the situation of the following private institutes of higher education researched in this study: Anhanguera Educacional, Estácio Participações S.A., Kroton Educacional, and Sistema Educacional Brasileiro (SEB S.A.). The goal of this survey was to check the perspectives of these Institutes of Higher Education after adhering to the corporate governance and their initial public offer, by means of their strategies; and also what they consider as risk factors, the strong points of these institutions and the evolution of their shares since the initial public offer. The external environment that surrounds and regulates the education sector has also been surveyed; and some steps for those who want to implant corporate governance have been discussed, according to the area expertseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2882/Ana%20Claudia%20Rossetto.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentCiências Cont. Atuariaispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e Atuariaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInstituições de ensino superiorpor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectCompetitividadepor
dc.subjectCorporate governanceeng
dc.subjectInstitutes of higher educationeng
dc.subjectSustainabilityeng
dc.subjectCompetitivenesseng
dc.subjectGovernanca corporativapor
dc.subjectUniversidades e faculdades particulares -- Administracaopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.titleGovernança corporativa em instituições de ensino superior particular: um estudo das instituições que abriram seu capital na Bovespa e aderiram às boas práticas de governança corporativapor
dc.typeDissertaçãopor
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