REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social
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Tipo: Dissertação
Título: O adolescente e a violência: uma análise da configuração de sentidos do adolescente sobre o fenômeno da violência
Autor(es): Takeiti, Beatriz Akemi
Primeiro Orientador: Ozella, Sergio
Resumo: Esta pesquisa faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas Adolescente: Concepções e Questões Emergentes (NACQUE), do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC-SP, que analisa o adolescente brasileiro em contextos específicos, se contrapondo a uma concepção universal da adolescência. Este trabalho tem por objetivo analisar o sentido da violência entre adolescentes, em condições sociais específicas - dois adolescentes de segmentos sociais mais pauperizados (dentre eles, um que cumpre a medida sócio educativa de Liberdade Assistida e outro em situação de vulnerabilidade social) e um adolescente de um segmento socialmente mais favorecido - compondo universos cotidianos bastante distintos à medida que representam um determinado segmento social. Partindo da análise das entrevistas que recuperaram parte das histórias individuais de cada adolescente, procuro nos subtextos os sentidos que eles atribuem ao fenômeno da violência, a partir da perspectiva da psicologia sócio-histórica, que se baseia na teoria de Vigotski, que compreende o homem historicamente inserido na cultura. As entrevistas e posteriormente suas análises individuais possibilitaram apreendermos como cada sujeito vive as nuances da violência, sob a ótica da própria prática e vivência e enquanto espectador de um cenário urbano marcado pela diferença social. Eles se aproximam em determinados momentos chegando até a um consenso sobre atitudes e comportamentos violentos. Por outro lado, ambos os adolescentes de segmentos sociais mais pauperizados se distanciam na produção de sentidos sobre a violência do adolescente de segmentos mais favorecidos, que se comporta apenas enquanto um espectador desta violência urbana. São personagens que problematizaram a questão da violência, evidenciando a questão da criminalidade urbana, enquanto protagonistas e/ou vítimas e como espectadores da vida cotidiana. Considerando a heterogeneidade de sentidos atribuídos ao mesmo fenômeno, a diferença ocorre na medida em que vivenciam fatos ou situações que, quando, internalizados, são convertidos em necessidades e motivos, gerando modos e práticas de vida próprias de cada sujeito. Desta forma,analisara violência na ótica de cada adolescente que vive e assiste a ocorrência de eventos violentos possibilita-nos repensar práticas intervencionistas com esta população, levando em consideração os aspectos históricos, sociais, políticos e individuais
Abstract: This research belongs to the Adolescent Center of Studies and Research: Conceptions and Emergent Questions- NACQUE, which is part of the Post-Graduation Program of Studies in Social Psychology of PUC-SP, that analyzes the brazilian adolescent in specific contexts, preventing a universal concept of the adolescence period. The target of this work is to analyze the meaning of the violence among adolescents, considering specific social situations - Two adolescents that belong to a lower class (one of them is being assisted by the Social and Educational System of Assisted Freedom and the other one that is in a situation of social vulnerability) and another adolescent that belongs to the middle class - composing extremely different universes, if we compare their daily routines, since they represent diverge social segments. Using the results obtained with the interviews that had recovered part of individual histories of each one of the adolescents, search in its subtexts, the meaning that they attribute to the violence phenomenon, from the perspective of the social-historical psychology, based on the Vigotski's theory, that comprehends the man historically inserted in the culture. The interviews and their subsequent individual analyses make possible to apprehend how each citizen lives the nuances of the violence, under the view of bis own practices and experiences and also while spectator of an urban scene marked by the social difference. They come close in some moments, even getting to an agreed opinion about violent attitudes and behaviours. On the other hand, both adolescents from the lower class differ to the middle-classed adolescent in what refers to the production of senses about the violence. The former one just behaves as a spectator of this urban violence. All of them are characters who help the understanding of the concept of violence, putting in evidence the discussion about urban criminality,in the role of responsibles for it and/or victims and also as spectators of the daily life. Considering that the senses attributed to the same phenomenon are profoundly heterogeneous, the difference occurs when they pass through facts or situations that, as soon as internalized, are immediately converted into needs and motives, affecting the ways (and practices) of living of each citizen. In this way, to analyze the violence under each adolescent's point of view, as they live and attends to these violent events, enables the process of rethinking the intervencional practices applied to this population, considering the; historical, social, individual and political aspects
Palavras-chave: Juventude e violencia
Sentidos da violencia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social
Citação: Takeiti, Beatriz Akemi. O adolescente e a violência: uma análise da configuração de sentidos do adolescente sobre o fenômeno da violência. 2003. 211 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17374
Data do documento: 30-Nov-2003
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