REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
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dc.creatorReis, Mariana Cristina Lima-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4977236H9por
dc.contributor.advisor1Sass, Odair-
dc.date.accessioned2016-10-18T17:06:53Z-
dc.date.issued2016-07-28-
dc.identifier.citationReis, Mariana Cristina Lima. A atuação dos professores de educação infantil em relação ao gênero: sexualidade infantil, discriminação social e relações de poder. 2016. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/19211-
dc.description.resumoEsta pesquisa trata da atuação dos professores de Educação Infantil em relação ao gênero e objetivou identificar e analisar na atuação dos docentes, os estímulos em relação ao gênero associados à sexualidade infantil, discriminação social e relações de poder. Os dados foram obtidos por meio de levantamento bibliográfico, sendo cinco artigos, três dissertações de mestrado e uma tese de doutorado, localizados nas plataformas de pesquisa SciELO, ANPEd e Fundação Carlos Chagas; a busca aconteceu de Julho de 2014 a Fevereiro de 2016. Como referencial teórico utiliza-se do conceito de gênero, compreendido por Joan Wallach Scott, bem como recorre-se à Teoria Crítica da Sociedade, à Psicanálise e à Psicologia Social, especialmente sobre as contribuições das obras de Theodor W. Adorno e Sigmund Freud, para delimitar, respectivamente, o entendimento sobre o indivíduo, a sociedade e a educação e sobre os conceitos de sexualidade infantil e discriminação social. Os resultados apontam que os professores da Educação Infantil atuam, majoritariamente, de forma a estimular meninos e meninas, tendo por base a diferenciação entre os sexos; tal diferenciação raramente acontece de forma neutra, na maioria das situações os professores segregam e marginalizam o que é pertencente aos meninos e o que é pertencente às meninas. As relações de poder são postas quando meninas e meninos são estimulados em diferentes posições de submissão ou autoridade com base na diferença entre seus sexos, e concretizadas quando são marginalizadas ou segregadas. A sexualidade infantil aparece de diversas formas nas pesquisas, porém é pouco abordada e bastante encoberta pelos professores, sendo a maior preocupação e insegurança destes a curiosidade sexual da criança e a possibilidade de uma futura relação homoafetiva. Identificou-se que a família contribui de forma a motivar a atuação dicotômica dos professores em relação ao gênero e seus estímulos associados à sexualidade infantil, discriminação social e relações de poderpor
dc.description.abstractThis research deals with the procedure of Early Childhood Education teachers in relation to gender and aimed to identify and analyze the procedure of teachers, the stimuli in relation to gender associated with infantile sexuality, social discrimination and power relations. Data were obtained through literature, with five articles, three dissertations and a doctoral thesis, located in the search platforms SciELO, ANPEd and Carlos Chagas Foundation; the search took place from July 2014 to February 2016. The theoretical framework used is the concept of gender, understood by Joan Wallach Scott, at the Critical Theory of Society, Psychoanalysis and social psychology, especially the contributions of the works of Theodor W. Adorno and Sigmund Freud, to bound respectively, the understanding of the individual, society and education, and on the concepts of infantile sexuality and social discrimination. The results show that the Early Childhood Education teachers work, mainly in order to encourage boys and girls, based on the differentiation between the sexes; such differentiation rarely happens in a neutral way, in most situations the teachers segregate and marginalize what is belonging to boys and what belongs to the girls. Power relations are put when girls and boys are encouraged in different positions submission or authority based on the difference between their sexes, and implemented when they are marginalized or segregated. Infantile sexuality appears in different ways in the polls, but rarely addressed and quite covered by the teachers, and the greater concern and insecurity of these, the child's sexual curiosity and the possibility of a future homosexual relationship. It was identified that the family contributes to motivate the dichotomous role of teachers in relation to gender and their stimulus associated with infantile sexuality, social discrimination and power relationseng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/39919/Mariana%20Cristina%20Lima%20Reis.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.subjectGendereng
dc.subjectChild educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.titleA atuação dos professores de educação infantil em relação ao gênero: sexualidade infantil, discriminação social e relações de poderpor
dc.typeDissertaçãopor
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